Riscos dos alimentos ultraprocessados no cardápio infantil
Você sabe o que são alimentos ultraprocessados? Eles podem ser verdadeiros vilões da alimentação infantil e causar uma série de doenças, inclusive vício alimentar. Aprenda a combater esse problema!
Sempre que falamos em alimentação infantil, as pessoas logo pensam nas guloseimas que as crianças tanto gostam, mas que – infelizmente – são péssimas para a saúde. Os alimentos ultraprocessados podem apresentar um grande risco para a saúde dos nossos filhotes, principalmente porque esse tipo de alimentação pode causar vícios e estimular a obesidade infantil. Antes de tudo, vale lembrar que os alimentos ultraprocessados são aqueles que passaram por processamentos e técnicas com muito açúcar, sal, gorduras, texturizantes, corantes, produtos que realçam cor e sabor, entre outros. Além disso, esses alimentos também são carentes de vitaminas, sais minerais, água e fibras.
Para entender melhor o conjunto de fatores responsável pela obesidade infantil, uma pesquisa brasileira investigou crianças acima do peso e de baixa renda que possuem dependência alimentar em duas escolas públicas de São Paulo. Com base no questionário, 95% das 139 crianças que participaram, todas com sobrepeso ou obesidade, sofrem com pelo menos um dos sintomas de vício alimentar. Do total, 24% das crianças foram diagnosticadas com vício em comida, sendo que o consumo de ultraprocessados e açúcar foram os principais causadores do problema – assustador!
Muitos são os alimentos processados, mas entre eles podemos destacar bolachas, doces, salgadinhos, bolos prontos, barras de cereais, iogurte e bebidas lácteas, molhos prontos, batata frita pronta, barra de chocolate e muito mais.
Alimentos ultraprocessados x problemas de saúde
Motivos para diminuir ao máximo o consumo de alimentos ultraprocessados não faltam, principalmente porque o consumo desse tipo de produto pode gerar muitos problemas de saúde tanto para os pequenos quanto para os adultos. Entre os principais problemas estão:
-
- Ganho de peso
- Diabetes
- Hipertensão
- Depressão
- Câncer
- Mau funcionamento dos rins
- Distúrbios intestinais e estomacais
- Desnutrição e anemia
Ajude o filhote a ter uma alimentação saudável
Um dos fatores que acabam influenciando a saúde dos nossos filhos é a forma como nós – os pais – nos alimentamos. Um estudo internacional constatou que crianças com sintomas elevados de vícios alimentares tinham pais que sofriam com o mesmo problema. Por isso, a escola e a família são essenciais para garantir uma alimentação saudável aos pequenos e precisam ofertar alimentos saudáveis e pouco processados.
Para ajudar as crianças a terem uma boa relação com os alimentos é extremamente importante garantir uma boa rotina de sono, atividades físicas e uma alimentação com uma variedade rica de alimentos. “Alimentos processados são feitos com concentrações de gordura e carboidratos que não existem na natureza com um único objetivo: estimular nosso circuito neuronal relacionado ao prazer e alívio. Eles aumentam as chances de consumo e podemos não estar conscientes, mas muitas de nossas escolhas são feitas com o objetivo de obter alívio e prazer imediato”, explica a psicóloga Desirée Cassado em uma entrevista ao Estadão.
Receitinhas Gourmet Jr para turbinar o cardápio
Picolé de morango – Receitinha pá-pum de picolé de morango para agradar a criançada! 100% fruta, sem adição de nadinha de nada!
Caldo de carne caseiro – Essa receita é base para diversos pratos únicos, dando um sabor especial para as suas preparações.
Arroz com vegetais e cogumelos – Para papais e mamães que gostam de acrescentar vegetais no preparo dos pratos da família, essa receitinha é muito colorida e fica bem gostosa!
Molho de tomate ao forno – Não precisa ficar cheia de caraminholas na cabeça quando for pensar um papá saudável! Esse molho de tomate feito no forno apresenta sabor e textura diferentes para a criançada em uma fornada só!
Bolo de laranja – Receita fácil, fácil do livro Básico do Instituto Brasil a Gosto adaptada para o Gourmet Jr. Gostinho de bolo de vó no café da manhã, no lanchinho da tarde ou na lancheira!
O Gourmet Jr recomenda a consulta de um profissional especializado em caso de dúvida quanto a qualquer informação disponível no portal.