Ovo de galinha
Ovacionando a saúde
Veja uma deliciosa
receita com Ovo de galinha
Ovo de galinha tem
O ovo de galinha enche o papá de poderosos nutrientes! Ele é rico em proteínas (maior parte na clara), minerais como zinco e fósforo, vitaminas A, D, E, B2, K e ômega 3. Além de aminoácidos essenciais como lisina, metionina, triptofano, valina, fenilalanina, leucina, isoleucina e treonina.
As crianças adoram porque
O ovo ajuda a ter mais inteligência para enfrentar os desafios! É que ele tem uma substância chamada colina, que melhora a função neurológica e o desenvolvimento do cérebro. O ovo ainda pode ser considerado uma das melhores fontes de proteína depois do leite materno, por ser completo em aminoácidos essenciais. Os minerais presentes nesse alimento garantem ainda o bom crescimento dos ossos e dos dentes das crianças e fortalecem o sistema imunológico.
Na hora de comprar
A primeira diferença que você nota quando vai comprar ovos é na cor, vermelha ou branca. Mas esse detalhe não tem a ver com a nutrição e, sim, com a raça da galinha. Na verdade é a procedência do ovo que você deve levar em conta: Ovo da granja: são os mais encontrados nos supermercados. Nesse sistema, as galinhas são criadas em cativeiros e a concentração de betacaroteno (convertido em vitamina A) pode ser menor. Ovo caipira: costumam ter sabor mais intenso do que os de granja, e a gema é mais escura. As galinhas são criadas sem confinamento, ao ar livre. Essa melhor qualidade de vida também aumenta o valor nutricional dos ovos que podem ter maior teor de ômega 3, vitamina A e betacaroteno. Ovo orgânico: a criação das galinhas também é ao ar livre, com a diferença de que elas são alimentadas somente com rações orgânicas, que não contêm produtos nocivos ao nosso organismo. Em qualquer um dos tipos de ovos, vale a mesma regra na hora de escolher: abra a caixinha e veja se eles estão inteiros, com a casca lisa e sem nenhuma parte rachada ou quebrada.
Na hora de papar
Omelete, cozido, quente, mexido, misturado com legumes, em forma de patê, na preparação de bolos… O ovo é um alimento versátil e nutritivo.
Atenção
Durante muito tempo o ovo foi conhecido como inimigo nº 1 quando o assunto era colesterol alto, o que estudos recentes já desmentiram. Ufa! Que bom, porque esse alimento pode ser introduzido a partir dos 6 meses de idade no cardápio do filhote e o consumo recomendado por nutricionistas é de até 2 unidades por dia (considerando preparos como bolos, massas e panquecas). Para deixar seu pequeno longe da salmonela, nunca dê a gema crua, combinado?
O Gourmet Jr recomenda a consulta de um profissional especializado em caso de dúvida quanto a qualquer informação disponível no portal.
porção de 100 g
- Valor energético 67 Kcal
- Carboidratos 0,55 g
- Proteínas 5,63 g
- Gorduras totais 4,5 g
- Gorduras saturadas 1,4 g
- Gorduras trans 0 g
- Fibra Alimentar 0 g
- Sódio 56,7 mg