Chocolate amargo para uma Páscoa mais saudável

Buscando pensar sempre no bem estar dos filhotes, mamães e papais tem no chocolate amargo a solução para uma páscoa mais saudável.

criança segurando chocolate

Com a Páscoa se aproximando, já é comum encontrar diversos ovos em todo lugar, seja de chocolate amargo ou ao leite. Preocupados com a saúde dos filhotes, mamães e papais procuram por maneiras mais saudáveis de aproveitar a data com as crianças. Mas afinal, a partir de qual idade o chocolate pode ser inserido na alimentação dos pequenos?

Em entrevista ao site Bebe, o pediatra especializado em gastroenterologia e nutrologia Hugo Ribeiro, explica que durante os primeiros dois anos de vida, é importante que nenhum doce seja introduzido na alimentação das crianças. “Essa é uma questão que varia muito de acordo com os hábitos da família. As sobremesas, por exemplo, podem ser frutas. A vontade da criança vai depender da chance de exposição [aos alimentos]”, destaca Hugo.

Introduzindo o chocolate amargo com moderação

Neste período de até dois aninhos, as crianças ainda não possuem um organismo preparado para digerir chocolates ao leite e branco, devido à boa quantidade de gordura e açúcar. Mas mesmo depois dessa idade, é importante que haja cuidado também na quantidade e no tipo de chocolate recomendado para os pequenos.

O chocolate amargo possui mais cacau e nutrientes, tem ação antioxidante e faz bem para o coração, por isso é mais benéfico para saúde não só dos pequenos, mas de toda família. 

É essencial não deixar o chocolate à disposição da criança para que ela coma a qualquer momento, pois, mesmo com este doce liberado, é muito importante consumi-lo com moderação. Estipule uma quantidade pequena que seu filhote possa comer, mas evite oferecer regularmente. Também tenha cuidado com os horários, para não prejudicar as refeições.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), é recomendado que a ingestão de açúcar diária não ultrapasse 25g, equivalente a aproximadamente seis colheres de chá.

Junto com o chocolate, também é legal incluir outras sobremesas no cardápio da Páscoa, usando frutas do dia a dia como forma de brincadeira na hora do papá. Também é interessante inserir o chocolate amargo em algumas receitas saudáveis, como, um delicioso bolo de cenoura com cobertura de chocolate.

Outras sugestões para uma Páscoa saudável? Torradinhas de Páscoa e um Smoothie de Coelho para o lanchinho da tarde.

receita de páscoa

Orelhinhas de banana, sorriso de morango e olhos de blueberry, que tal criar pratinhos diferentes, como esse de coelhinho, ajuda a instigar a imaginação dos pequenos.

Cores, texturas e diversão

sopa de cenoura com laranja

Aproveitando que o coelhinho adora cenoura, apresentamos diferentes texturas para os pequenos com os mesmos ingredientes. Para os menores de dois anos, esse Kit Refeição Kids 5 em 1 de coelho é uma ótima opção de presente para esta faixa etária. Uma sugestão deliciosa para fazer com o kit é essa sopa de cenoura com laranja ou um nutritivo suco de laranja, manga, cenoura e gengibre

 

O Gourmet Jr recomenda a consulta de um profissional especializado em caso de dúvida quanto a qualquer informação disponível no portal.