Efeitos do bisfenol no corpo e no meio ambiente

Presente em muitos objetos que nos rodeiam no dia a dia, o bisfenol pode ser um perigo para a nossa saúde e para o meio ambiente. Aprenda a evitá-lo com as dicas da nutri Fernanda Saccoletto!

Efeitos do bisfenol no corpo e no meio ambiente

Também conhecido como BPA, o bisfenol é um elemento que compõe a estrutura de revestimentos, como plásticos e resinas epóxi, que estão presentes no nosso dia a dia em eletrodomésticos, brinquedos, mamadeiras, utensílios de cozinha, entre outros objetos. Mas afinal, quais são os efeitos do bisfenol na nossa vida? 

Atualmente muito se fala sobre os efeitos deste elemento no corpo humano e no meio ambiente, pois o plástico (que contém bisfenol) representa 80% do lixo encontrado nos oceanos. Caso continue assim, teremos no futuro mais lixo do que peixes. Preocupante, né? Temos que ficar atentos, porque existem os microplásticos que acabam sendo consumidos pelos peixes por serem muito pequenos. Por conta disso, alguns cientistas já encontraram contaminação no sal marinho. 

Diante desse problema, desde o dia 1º de janeiro de 2012, está proibida a venda de mamadeiras ou outros utensílios para lactentes que contenham a substância Bisfenol-A (BPA). A determinação é da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e baseada em estudos que apontam possíveis riscos decorrentes da exposição ao BPA. O bisfenol é conhecido como um disruptor endócrino, que são agentes e substâncias químicas responsáveis por promover alterações no sistema endócrino humano e nos hormônios, eles substituem os hormônios do nosso corpo ou bloqueiam sua ação natural, aumentando ou diminuindo suas funções. 

O que o bisfenol pode causar

A exposição frequente ao bisfenol pode reduzir a fertilidade feminina, aumentar a obesidade, diabetes, hipotireoidismo, autismo, problemas respiratórios, entre outras complicações. Por isso, é muito importante evitar o BPA desde a gestação, até a vida adulta e cuidar do meio ambiente, pois precisamos de um meio ambiente saudável para sermos saudáveis.

Dicas para reduzir o BPA:

  • Use mamadeiras e utensílios de vidro ou BPA free para os bebês
  • Evite o consumo de alimentos enlatados, porque o bisfenol é utilizado como resina epóxi no revestimento interno das latas
  • Evite pratos, copos e outros utensílios de plástico. Opte pelo vidro
  • Evite canudos plásticos, hoje em dia temos outras opções como papel e até mesmo canudo de macarrão
  • Estimule a reciclagem
  • Reduza as embalagens e sacolas plásticas

O Gourmet Jr recomenda a consulta de um profissional especializado em caso de dúvida quanto a qualquer informação disponível no portal.