Uma boa noite de sono melhora o desempenho escolar

O seu filhote não está indo bem na escola? Noites mal dormidas podem ser a causa desse problema. Saiba como ajudar as crianças a ter uma boa noite de sono!

Uma boa noite de sono melhora o desempenho escolar

As crianças precisam de muito mais que uma noite de sono para se desenvolver e manter a saúde em dia. Você sabia que o sono dos nossos filhos está relacionado com o desempenho acadêmico? A chamada “higiene do sono” pode ser uma das responsáveis por garantir uma noite de sono tranquila e agradável. Algumas pesquisas lideradas pela especialista em sono Wendy Hall, na Universidade da Colúmbia Britânica, apontam que quando nossos filhotes não dormem bem e o suficiente, ficam mais propensos a ter problemas na escola e se desenvolver lentamente.

Higiene do sono: o que é e como fazer

A higiene do sono nada mais é do que alguns cuidados antes de dormir para garantir uma noite tranquila e bem aproveitada. Práticas como deixar o ambiente quieto, a temperatura agradável e evitar mexer no celular pouco tempo antes de ir para a cama, melhoram muito a qualidade de sono. Veja como fazer a higiene do sono:

  • Ler um bom livro antes de ir para a cama (caso a criança ainda não seja alfabetizada faz toda diferença contar uma história para ela)
  • Ter horários regulares para dormir
  • Evitar que o quarto fique muito abafado ou frio
  • Não brincar ou se exercitar próximo a hora de dormir
  • Consumir alimentos com cafeína antes de deitar também pode estimular a falta de sono
  • Evitar lições de casa ou atividades que exercitem a mente quando estiver se preparando para deitar
  • Quanto maior for a exposição das crianças a meios eletrônicos durante a noite, menos elas dormem, portanto nada de celulares e videogames

Quanto tempo dormir

O período de sono necessário muda de acordo com a idade das crianças, ou seja, cada faixa etária necessita de um tempo de sono para se sentir bem, segundo a Academia Americana de Medicina do Sono. 

De 4 a 12 meses de vida, os bebês precisam de um tempo maior de sono e devem dormir de 12 a 16 horas; as crianças entre 1 e 2 anos devem ter de 11 a 14 horas de sono; de 3 a 5 anos as horas diminuem, mas não tanto, deve-se dormir de 10 a 13 horas; de 6 a 12 anos, de 9 a 12 horas por noite; e por fim, de 13 a 18 anos, de 8 a 10 horas de sono são suficientes.

Mas afinal, porque dormir mal atrapalha nos estudos?

Quando nossos filhotes não dormem bem acabam perdendo facilmente a atenção. Além disso, é justamente durante o sono que todo aprendizado e conhecimento adquiridos ao longo do dia são concretizados, por isso quando não temos uma boa noite de sono sentimentos dificuldade em absorver novos conteúdos. Outros fatores como criatividade, equilíbrio e memória também estão diretamente ligados ao sono e também podem ser afetados.

Alimentação x sono

Uma alimentação saudável e balanceada pode evitar problemas na hora de dormir. Você sabe que alimentos ajudam os filhotes a dormirem tranquilamente? Aveia, leite, mel, chá de camomila, cereja, couve, alface e peixe estão entre os alimentos que influenciam na qualidade do sono.

Uma pesquisa realizada na Nova Zelândia também mostrou que jantar em família ajuda as crianças e adolescentes a dormirem melhor. Por isso, junte toda a família para experimentar as receitas do Gourmet Jr

O Gourmet Jr recomenda a consulta de um profissional especializado em caso de dúvida quanto a qualquer informação disponível no portal.