
Leite de vaca
Bom até os ossos
Veja uma deliciosa
receita com Leite de vaca

Leite de vaca tem
Além de ser uma das melhores fontes de cálcio (1 copo de leite equivale a 4 xícaras de brócolis), o leite de vaca também é rico em vitamina A, B6, B12, potássio, zinco, magnésio, fósforo e proteínas.

As crianças adoram porque
É um sucesso no café da manhã ou nos lanchinhos! Batido com frutas fica uma delícia! O cálcio do leite de vaca é superimportante para os ossos e os dentes da meninada. Já as vitaminas ajudam a fortalecer o sistema imunológico e a desenvolver ainda mais o funcionamento neuromotor!

Na hora de comprar
Só o pediatra ou nutricionista pode dizer qual o tipo de leite mais indicado para o seu filho e em qual fase. Mas vale conhecer a diferença entre os nomes que vemos nas prateleiras dos supermercados: INTEGRAL: o mais completo em nutrientes, é indicado para crianças e adolescentes por ter uma gordura importante para o bom funcionamento do corpo na fase de crescimento. Mas deve ser consumido com equilíbrio. SEMIDESNATADO: mantém as mesmas quantidades de vitaminas e minerais do integral, mas tem um teor reduzido de gorduras, em média 50% a menos, preservando a textura e o sabor. DESNATADO: tem menor quantidade de gordura e vitamina A e D do que o semidesnatado, mas os outros nutrientes não se alteram. EM PÓ: é resultado do leite integral ou desnatado, pré-aquecido e concentrado por evaporação. Geralmente essa secagem acontece para aumentar o prazo de validade. Nesse processo não há perda de minerais nem vitaminas. PASTEURIZADO: é o processo industrial em que o leite é aquecido à temperatura de 72°C por 15 segundos e, em seguida, resfriado. Isso permite que o prazo de validade seja maior, de até 5 dias. Durante a pasteurização, os microorganismos que causam doenças são destruídos, mas os lactobacilos (que fazem bem à flora intestinal), as proteínas, os açúcares, os aminoácidos e as vitaminas são preservados. UTH: o leite é aquecido a uma temperatura maior que o pasteurizado: a 150°C durante 2 a 4 segundos. Depois disso, as bactérias que fazem mal são destruídas, mas os lactobacilos e algumas vitaminas também podem ser perdidos. FÓRMULAS: as mães encontram composições para todas as idades, desde bebês que não conseguem receber o leite materno até crianças que têm alergias ou restrições ao leite de vaca. Essas fórmulas só devem ser consumidas sob a orientação do pediatra ou nutricionista. DE CABRA: assim como o leite de vaca também tem lactose, mas pode ser uma boa opção para quem tem alergia à proteína do leite de vaca, pois o organismo digere mais fácil as proteínas da cabra. É rico em cálcio e selênio. VEGETAIS: indicados para pessoas que têm intolerância à lactose, ou alergia às proteínas do leite de vaca. São encontrados nas versões de arroz, soja, amêndoas, castanhas e leite de coco.

Na hora de papar
O leite está em todas! Ele vai nas receitas de bolo, pães, molhos, suflês… Quer uma dica para a criançada no café da manhã ou lanche da tarde? Uma vitamina com banana, abacate e canela.

Atenção
Crianças que têm intolerância à lactose podem consumir os leites vegetais, como os de amêndoa, arroz, coco, castanha e soja. Já para quem tem restrição à proteína do leite de vaca, a melhor opção pode ser o de cabra. Sempre consulte a pediatra ou nutricionista.
O Gourmet Jr recomenda a consulta de um profissional especializado em caso de dúvida quanto a qualquer informação disponível no portal.
porção de 100g
- Valor energético 120kcal
- Carboidratos 9,6g
- Proteínas 6g
- Gorduras totais 6,4g
- Gorduras saturadas 4,2g
- Gorduras trans 0g
- Fibra Alimentar 0g
- Sódio 130mg