Alimentação para lactantes: dicas para mães que amamentam

Está na dúvida de como cuidar da alimentação no período de amamentação? Confira as melhores dicas da nutri Fernanda Saccoletto.

A alimentação pode ajudar ou atrapalhar no aleitamento materno. A nutrição da mamãe e bebê é mais fácil e saborosa com alguns alimentos. Você sabe quais são?

Algumas mulheres conseguem amamentar seus filhos sem dificuldades, outras não, e isso não é problema. Existem diversos fatores que influenciam na fase do aleitamento materno, como: a pressão da família, insegurança, cansaço, estresse, a nova rotina e etc. O mais importante é não ter medo de pedir ajuda. Existem diversos profissionais da àrea da saúde que são especialistas no assunto e que podem auxiliar com recomendações seguras para mãe e bebê.

O corpo inteligente das mamães

É cientificamente comprovado que as mamães possuem condições biológicas para produzir leite suficiente para atender a demanda do filho. Além disso, fisiologicamente, é o alimento mais completo para o neném. O nosso corpo é tão sábio que, se a mãe não estiver comendo corretamente, ela pode ter deficiências nutricionais, mas a composição rica do leite não é afetada. Por isso a importância de um cardápio equilibrado durante essa fase.


Nenhum alimento por si só aumenta a produção do leite, mas melhorar o aporte e qualidade nutricional da dieta para a lactante faz toda a diferença, tanto para ela quanto para a criança.

O que incluir na rotina e no plano alimentar:

Salmão: É rico em ômega 3 e auxilia no desenvolvimento do sistema nervoso  do bebê.

Carboidratos integrais: Aumentam a energia, pois são fontes de carboidratos, contribuem no funcionamento do intestino e controlam níveis glicêmicos.
Exemplos de carboidratos integrais: arroz integral, quinoa e aveia.

Legumes e verduras: São ricos em vitaminas, minerais e fibras.

Vitamina C: Auxilia na absorção do ferro.

Cálcio: O mineral é responsável por fortalecer, principalmente, ossos e dentes.
Exemplos de fontes cálcio: Leite e derivados, brócolis, gergelim, espinafre, soja e linhaça.

Proteína: A proteína ajuda a fortalecer o organismo – seja de fonte animal ou vegetal.
Exemplos de fontes proteínas: Carne, frango, peixe, feijão, lentilha, tofu, grão-de-bico e ovos.

Sol: Mãe e bebê devem tomar o banho de sol conforme recomendações de um profissional para ativar a vitamina D.

Hidratação: É recomendado tomar,  em média, 3 litros de água por dia para se manter hidratada.

CONSUMO COM MODERAÇÃO: No máximo 2 xícaras de café podem ser consumidas por dia pelas mamães. A cafeína atrapalha na absorção do ferro.

Atenção redobrada nas alergias

Em caso de histórico familiar ou pessoal de alergia a leite de vaca, ovos, glúten ou outros alimentos, é necessário ter atenção redobrada, pois o bebê pode ter alergia também.

O Gourmet Jr recomenda a consulta de um profissional especializado em caso de dúvida quanto a qualquer informação disponível no portal.