A importância da Microbiota Intestinal no desenvolvimento infantil

Intestino funcionando ajuda no crescimento das crianças também! Essa semana a nutri @fernandasaccoletto dá detalhes sobre a importância Microbiota Intestinal.

Microbiota Intestinal

Hoje em dia o intestino é reconhecido como nosso segundo cérebro. Nele encontramos em média 100 trilhões de neurônios e outros trilhões de micro-organismos vivos que compõe o que chamamos de MICROBIOTA INTESTINAL, também conhecida como flora intestinal.

Quando a microbiota está em desequilíbrio, temos DISBIOSE INTESTINAL, podendo gerar gases, diarreia, intestino preso, além de estar relacionada à obesidade, problemas cardíacos e síndrome metabólica.
Ou seja, um intestino saudável mantém o corpo em equilíbrio!

Como manter a saúde da microbiota intestinal

Nosso corpo é tão incrível que nossa microbiota começa a ser formada logo no nascimento. Vários fatores podem influenciar em seu desenvolvimento, como o tipo de parto (se foi normal ou cesárea), se o bebê foi amamentado ou usou fórmula e alimentação ao longo da vida.
Existem alimentos que possuem probióticos e prebióticos que nutrem todas as bactérias “do bem” que estão em nosso intestino e devem ser consumidos diariamente para mantê-lo em equilíbrio.

PROBIÓTICOS: Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), probióticos são “organismos vivos que, quando administrados em quantidades adequadas, conferem benefício à saúde do hospedeiro” – e são encontrados em iogurtes, kefir, kombucha e alimentos fermentados.

PREBIÓTICOS: São componentes alimentares não digeríveis que estimulam a proliferação das bactérias benéficas no intestino. São encontrados nas fibras alimentares, ou seja, frutas, legumes e aveia.

Com tudo isso podemo entender que um intestino saudável auxilia na prevenção de muitas doenças, como: câncer, problemas inflamatórios intestinais, obesidade e outros.

Alimentação equilibrada, com muitos vegetais, frutas, e diminuição de produtos industrializados e açúcar já é o primeiro passo para modular a microbiota intestinal!

O Gourmet Jr recomenda a consulta de um profissional especializado em caso de dúvida quanto a qualquer informação disponível no portal.

abc da nutrição

Ver todas