Programas culinários aguçam a vontade dos pequenos em comer legumes e frutas
Mesmo que muito papais acreditem que a televisão pode atrapalhar a hora da refeição, alguns tipos de programas estimulam a vontade das crianças em comer frutas, verduras e legumes.
A televisão pode até causar problemas quando utilizada em excesso no dia a dia. Porém, um estudo do Journal of Nutrition Education and Behavior mostra que programas culinários podem influenciar os filhotes a terem uma alimentação saudável.
Como prova, 125 crianças de 5 escolas da Holanda, com idade entre 10 e 12 anos, foram separadas em 3 grupos diferentes: um para assistir 10 minutos de um programa de culinária da TV aberta com comidinhas saudáveis, outro com alimentos de baixo nível nutricional, enquanto o último deveria ver o mesmo formato de show, mas com uma temática de competição entre as escolas.
Ao final das exibições, todos foram encaminhados para um lanchinho com maçã, pepino, pretzels e batatas fritas, estes últimos conhecidos como comidinhas difíceis de resistir. E adivinhe o resultado? Quase a metade do grupo do programa saudável preferiu os alimentos vegetais (41%), seguidos dos pequenos de competição entre escolas (22,7) e da turma de culinária comum (20%).
Segundo o líder da pesquisa, Frans Folkvord, a educação alimentar é um assunto que deve ser abordado nas escolas, onde pode ter um efeito positivo na absorção de conteúdo e habilidades, enquanto que uma má alimentação, focada em gorduras e repleta de produtos processados têm diversos efeitos negativos durante o crescimento.
O fato ocorreu porque os filhotes aprendem observando a forma de agir de outras pessoas, sejam os papais, pessoas da família, amigos e, neste caso, crianças de programas de culinária.
Isso acontece quando os pequenos notam a diversão que existe ao cozinhar ou ter uma alimentação saudável, tornando esse método muito mais eficiente do que oferecer informações nutritivas sobre o papá.
Além disso, o cérebro é responsável por nos fazer ter vontade de vários tipos de comidinhas, quando vemos uma imagem ou sentimos seu cheiro.
Nem sempre os programas culinários salvam
Infelizmente nem tudo são flores, e construir o paladar dos nossos filhos vai além da telinha.
Tenha calma! Essa resistência à mesa não significa que seu filhote vai passar o resto da vida sem comer vegetais do qual aparenta não gostar. A dica é ter uma dieta balanceada desde a gestação, passando por todas as primeiras fases dos pequenos, além de investir na variedade de alimentos, texturas e preparo durante a Introdução alimentar e caprichar na apresentação do pratinho . Assim, eles se acostumam com cores, sabores e nutrientes que esses alimentos oferecem.
Tirar a televisão das crianças durante as refeições não é a solução, pelo contrário, de vez em quando ela pode até ajudar! Mas sempre com o objetivo de atrair a atenção do pequeno para o papá e não distraí-lo!
O Gourmet Jr recomenda a consulta de um profissional especializado em caso de dúvida quanto a qualquer informação disponível no portal.