A importância da apresentação do papá na fase de introdução alimentar

As receitas, além de gostosas, precisam de alguns truques para conquistar o paladar dos bebês. Reunimos algumas dicas imperdíveis e saudáveis!

Apresentação de Comida - Introdução Alimentar

Apresentar os alimentos durante a introdução alimentar, suas texturas e o cardápio de casa pode parecer mais assustador que bicho papão. Para quem imagina que cultivar um paladar saudável nos filhotes é conto da carochinha, selecionamos alguns truques para que a hora do papá seja uma aventura capaz de criar memórias deliciosas ao longo do crescimento da criança!

Arco-íris de comidinhas na introdução alimentar

Os bebês são mais espertos do que imaginamos e, segundo uma pesquisa da Universidade da Califórnia, eles enxergam sim algumas cores! Que tal usar isso ao seu favor para instigar a curiosidade na hora da refeição? Tons contrastantes entre si, como o verde das ervas frescas e o amarelo da mandioquinha ou da batata, podem atrair ainda mais os olhares curiosos dos baixinhos. Mas lembre-se de fazer combinações que façam sentido. Sopinhas aleatórias, com um alimento de cada grupo podem ser nutritivas, mas confundem o paladar e não aproximam do cardápio dos adultos. Reserve para alguns dias da semana, se quiser!

Inspira, respira e não pira!

Se caretas, choros e recusas estiverem à mesa, fique tranquila, no início é natural encontrar certa resistência. Tente manter a paciência e invista na sua postura na hora de apresentar o papá.
Aposte em uma voz calma e amorosa para envolver o bebê e mostrar que aquele momento é prazeroso. Apresente o alimento com muito carinho e de maneira divertida. Um bom marketing é fundamental, com o tempo eles vão se interessando mais e aprendem a comer brincando.

Comer, comer, é bem melhor para poder crescer – saudável!

É normal ter dificuldades com alguns alimentos, mas o segredinho é não desistir deles. Um dos melhores temperos é a criatividade e mudar a forma de preparo e apresentação do prato – tanto para a aceitação do bebê, quanto para desenvolver seu paladar com diversas texturas e sabores.

A banana, por exemplo, é uma fruta super versátil e no Gourmet Jr. temos algumas opções de preparação para variar o cardápio, como a papinha de banana com laranja, papinha de ameixa com banana e o creminho de banana com abacate e canela. Além disso, não podemos esquecer de servi-la sozinha, in natura, para a criançada experimentar todas essas possibilidades durante a introdução alimentar.

Receita - Papinha de banana com laranja

Não esconda o tesouro

O bebê não aceitou a comida? Não tente esconder em outras receitas, mesmo que esteja incluído em uma misturinha com outros alimentos nutritivos. Sempre conte ao seu filhote os ingredientes do papá. Segundo o Ministério da Saúde, conversar bastante com a criança auxilia o desenvolvimento entre os 6 meses e 1 ano – então use o diálogo para estimular refeições ainda mais gostosas.

Uma dica de ouro, é não focar no alimento, e sim, na receita para não reforçar que a criança não gosta de determinada comida. Como assim?!
Por exemplo, se a criança recusou o brócolis, diga que você errou a receita, não cozinhou direito e ofereça um arroz com brócolis ou um Creme de brócolis da próxima vez.  Retome a “receita mal sucedida” em um outro momento. Para os maiorzinhos vale até convidá-lo para ajudar no preparo.

Porta Papinha

Propaganda é tudo e segurança também

A comidinha está pronta e fresquinha? Lembra do marketing, pois é… Pensar como esse papá será servido faz diferença! Invista na criatividade, afinal as crianças também comem com os olhos. Pratinhos decorados chamam a atenção e tornam o momento das refeições mais lúdico e divertido. Mas fique de olho nos utensílios que serão utilizados. Pratinhos, mamadeiras, copos, potinhos e talheres de plástico podem conter o Bisfenol A. A substância é proibida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e pode contaminar a comida e trazer sérios problemas à saúde. Os pais devem verificar a composição dos produtos e optar por itens “BPA Free”, como as peças do Gourmet Jr. Shop. Segurança em primeiro lugar!

Introdução alimentar: das primeiras colheradas até a vida adulta

Os primeiros anos de vida são essenciais para uma vida adulta saudável. Segundo o Ministério da Saúde os alimentos frescos e que vêm direto da natureza, como frutas, verduras e legumes são as melhores escolhas para guiar e construir o paladar do bebê. E são, também, as melhores opções na hora de investir em pratinhos de se comer com os olhos, ou melhor olhinhos. Cabelinhos de macarrão , sorriso de tomate,  Suco de abacaxi pintadinho de hortelã ou um Creminho de papaia com golfinho!

A nutrição afetiva e os padrões alimentares

Métodos para iniciar a introdução alimentar não faltam. Desde o Baby Led Weaning (BLW) a sua inovação, o Baby Led Introduction to Solids (BLISS) e até a nossa Nutrição Afetiva.
Independente do método escolhido evite criar padrões e hábitos que podem ser difíceis de administrar na rotina da família no futuro. Só não deixe de lado os padrões de segurança e aposte em muitas cores, texturas, boquinha lambuzada e mãozinhas participando.

 

O Gourmet Jr recomenda a consulta de um profissional especializado em caso de dúvida quanto a qualquer informação disponível no portal.

abc da nutrição

Ver todas