Dicas para evitar o desperdício de alimentos

De grão em grão a galinha enche o papo e diminui o desperdício. Confira algumas estratégias que fazem bem para a barriguinha e para o planeta!

Salve a Terra e o papá!

Um jeito gostoso de economizar dinheiro e ajudar o planeta é evitar o desperdício de alimentos! Uma quantidade muito grande de comida vai parar no lixo no nosso país, mas, se cada um fizer um pouquinho, a gente pode ajudar a reverter essa realidade.

Elefante na sala

41 mil toneladas, ou o equivalente ao peso de 8.200 elefantes, é o que o Brasil descarta de alimentos por ano. Não é à toa que estamos entre os 10 países que mais desperdiçam comida de acordo com a coordenadora de Mudanças Climáticas do World Resource Institute (WRI), Viviane Romeiro. As perdas vão desde a colheita até o consumidor e, junto com o papá, vão-se calorias, nutrientes, água, energia, trabalho e outros vários recursos utilizados para produzir esse tantão de alimento.

E olha só que tristeza, os alimentos que deixam o pratinho gostoso e nutritivo, são justamente os que mais se perdem: frutas, hortaliças, raízes e tubérculos. A boa notícia que aqui no Brasil muitos lugares estão se organizando para combater esse vilão chamado desperdício.

Alguns supermercados doam ou dão descontos em produtos que não fazem sucesso nas gôndolas por não serem os mais bonitos, mas que ainda podem ser consumidos com segurança. Também separam e dão desconto de até 40% em alimentos próximos ao vencimento. Há também várias iniciativas de ONGs, redes e até aplicativos que estimulam a doação de produtos que podem ser consumidos, mas que seriam descartados, como a Save Food Brasil e o app Comida Invisível.

O consumidor tem a força!

É importante lembrar que nós também podemos fazer a diferença nesse cenário. Além de conversar nos lugares onde a gente compra nossa comida, dentro de casa podemos fazer boas economias também, afinal, comida no lixo significa dinheiro jogado fora também:

– Planejar o cardápio semanal é uma ótima iniciativa. Assim, você consegue listar os ingredientes necessários e comprar na medida certa. Pense em receitas e preparos fáceis para você. Para começar, defina uma ou duas refeições na semana e vá aumentado a partir do momento que você for se sentindo confortável e confiante nessa tarefa.

– Ao servir o prato das crianças, coloque porções pequenas e repita se necessário. Assim, menos comida poderá sobrar quando elas ficarem satisfeitas. A barriguinha e o planeta agradecem!

– Dê preferência para legumes, frutas e verduras da época e de produtores locais.

Organize a geladeira e os armários de modo que você consiga ver o que tem nela, colocando mais à vista o que é mais antigo.

– Reaproveite as sobras dos alimentos para fazer caldos ou outras receitas, como bolinho de arroz. Ao perceber que tem muitos legumes sobrando na geladeira, uma boa opção é utilizá-los nos preparos do arroz, do feijão ou assá-los. Esses alimentos podem ser congelados em pequenas porções também.

O Gourmet Jr recomenda a consulta de um profissional especializado em caso de dúvida quanto a qualquer informação disponível no portal.