A relação entre família e a formação de hábitos alimentares

Certos costumes da família podem ajudar ou atrapalhar a saúde e paladar dos pequenos. Confira detalhes e fique de olho em casa!

Hábitos Alimentares Saudáveis

Viver em família é uma delícia! Memórias e momentos dão um toque especial e importante no desenvolvimento dos pequenos. E quando falamos em parentes, incluímos também titios, titias, vovôs, vovós, primos e outras pessoas que convivem e trocam muito amor e afeto com a criançada.
As reuniões e eventos familiares, geralmente, tem a comida como o centro das atenções!

Cada uma tem suas tradições, pratos preferidos ou receitas tradicionais e, acredite, elas também influenciam na construção do paladar infantil.

Refeições em família influenciam sim!

A pesquisa realizada na Universidade de Leeds traz dados muito importantes para melhorar a alimentação: sentar-se à mesa junto com parentes para as refeições aumenta o consumo de frutas e legumes.
“Muitos fatores estão por trás disso, mas em grande parte esses benefícios se devem aos laços criados durante as refeições. É um momento de criar tradições familiares, de aproveitar a companhia um do outro e de simplesmente estar juntos”, diz Lynn Barendsen, diretora-executiva do Family Dinner Project à BBC News Brasil. Além disso, o estudo também aponta que nas famílias que os pais e mães consomem frutas com frequência, os pequenos seguem o exemplo e também comem mais!

Construindo hábitos alimentares desde cedo

O nutrólogo Mauro Fisberg deu algumas dicas no programa Bem Estar (Rede Globo), e ressalta que desde as primeiras experiências alimentares o paladar infantil é moldado com o que é consumido. Sem o olhar atento da família é difícil crescer com gosto pelos alimentos que a natureza nos proporciona.

Introduzir comidinhas saudáveis de forma natural e divertida não precisa ser complicado. Os momentos de lazer também podem ser oportunidades para experimentar novos sabores e texturas e criar momentos em família. Ensinar de um jeito leve e tranquilo torna mais fácil a aproximação da criança aos bons hábitos alimentares – sem traumas com os papás!

Cuidado com as restrições

Haverão ocasiões que os baixinhos terão contato com guloseimas, principalmente em festinhas de aniversário, reuniões da família e comemorações na escola. A dica é: equilíbrio! Segundo endocrinologista Alfredo Halpern, nem proibir e nem liberar demais. Com um paladar saudável sendo incentivado dentro de casa diariamente, a criança terá preferência pelas melhores comidinhas.

Hábitos alimentares x Recompensas

É comum que as famosas guloseimas sejam “prêmios” por cumprir alguma tarefa, não é mesmo? Esse é um dos hábitos que também devem ser mudados para aproximar o filhote do papá que fará bem para o seu corpo. No Gourmet Jr. temos muitas receitas que dão um toque lúdico para diversos pratinhos nutritivos. As opções são tão práticas que até as crianças podem ajudar a fazer para deixar o momento ainda mais divertido. Que tal uma recompensa saudável? A família toda merece!

O Gourmet Jr recomenda a consulta de um profissional especializado em caso de dúvida quanto a qualquer informação disponível no portal.

abc da nutrição

Ver todas