Couve
Força verde-escura
Couve tem
A couve veio de longe, lá do Mediterrâneo, e coloca no nosso prato nutrientes como cálcio, magnésio, ferro e vitaminas A, C, B5 e K. Suas folhas verdinhas são da família das crucíferas ou brássicas, a mesma do brócolis, da couve-flor e da couve-de-bruxelas.
As crianças adoram porque
Os machucados cicatrizam mais rápido, pois ela tem propriedades antiinflamatórias e cicatrizantes. Os ossos ficam mais fortes com o cálcio e o magnésio que ajuda a fixá-lo. A digestão melhora e a barriguinha funciona melhor. Esse vegetal ainda ajuda a evitar doenças cardiovasculares e até alguns tipos de câncer. Para quem está acima do peso, essa verdura, além de ter poucas calorias, traz a sensação de saciedade por causa da grande quantidade de fibras.
Na hora de comprar
O principal tipo de couve que você vai encontrar na feira e no supermercado é a manteiga. Dê preferência às que estiverem com aspecto fresco, lisas, pouco onduladas e sem manchas ou amarelados. E evite aquelas de talo não muito firme ou com as folhas moles demais.
Na hora de papar
Essa hortaliça fica gostosa tanto em saladas, sopas e refogados quanto em sucos verdes combinando com outras frutas ou em smoothies com iogurte.
Atenção
Se o seu pequeno sentir gases ao comer couve crua, escolha servir a hortaliça refogadinha e deixe que ele mastigue devagar. Assim, a digestão das fibras fica mais fácil.
O Gourmet Jr recomenda a consulta de um profissional especializado em caso de dúvida quanto a qualquer informação disponível no portal.
porção de 100 g
- Valor energético 27 kcal
- Carboidratos 4,3 g
- Proteínas 2,9 g
- Gorduras totais 0,5 g
- Gorduras saturadas 0 g
- Gorduras trans 0 g
- Fibra Alimentar 3,1 g
- Sódio 6 mg