Aqui vão nozes!

Um mesa repleta de oleaginosas é uma das imagens típicas das festas natalinas. Fique sabendo que esse é um quadro que traz bons presságios para o próximo ano!

Quais as frutas secas que não podem faltar nas festas de fim de ano?

Nozes, avelãs, amêndoas… Essas oleaginosas além de serem gostosas e ajudarem na decoração das mesas de Natal e Ano Novo, também fazem muito bem para a saúde!

Um estudo publicado no periódico britânico BMC Medicine, mostrou que a ingestão de 20 gramas de nozes por dia pode reduzir até 30% as chances das doenças coronárias. Outras pesquisas mostram ainda que o consumo de oleaginosas, como noz e avelã, pode reduzir o risco de complicações respiratórias e diabetes.

Oleaginosas fazem bem para as crianças?

A resposta é sim! Segundo a nutricionista Dra. Fernanda Saccoletto, as oleaginosas em geral apresentam um perfil de aminoácidos essenciais que atende a maior parte das necessidades das crianças e dos adultos.

Alimentos como nozes, avelãs e amêndoas ainda apresentam ricas quantidades de vitamina E, selênio, ômega 3, ômega 6 e fibras, que fazem muito bem para a saúde. E podem atuar na prevenção de algumas doenças como as cardiovasculares, e alguns tipos de câncer (próstata, esôfago, estômago, cólon e reto).

Como servir para o seu filho

O ideal é só dar a partir de 1 ano e, de preferência, como uma farofinha ou pasta. Para as crianças maiores, pode ser em pedaços pequenos para facilitar a mastigação. Utilizar receitas para se inspirar é uma boa opção também.

Segundo a nutri Dra. Fernanda Saccoletto é importante ter esse tipo de alimento no cardápio do seu pequeno, mas isso não precisa ser diário como diz o estudo britânico. Vale sempre apostar em uma alimentação diversificada que tenha os mesmos nutrientes que as oleaginosas como peixes, frutas e legumes. Assim, as crianças não enjoam facilmente do prato.

Alerta

As oleaginosas estão entre os alimentos que podem provocar alergia alimentar. Portanto, em caso de qualquer mal estar, procure imediatamente atendimento médico. Os sintomas podem variar de leves a graves e podem aparecer repentinamente ou no decorrer de várias horas.

O Gourmet Jr recomenda a consulta de um profissional especializado em caso de dúvida quanto a qualquer informação disponível no portal.