Com açúcar é mais caro

Aumentar impostos para diminuir a quantidade de açúcar nos alimentos foi uma estratégia que funcionou muito bem na Inglaterra. Saiba mais aqui!

Menos é mais

Não é de hoje que pessoas do bem estão lutando com indústrias do mundo todo contra o excesso de açúcar na rotina alimentar dos pequenos e das famílias inteiras.

Dessa vez, foi a turma da Inglaterra que venceu mais uma batalha. No início de abril, entrou em vigor uma lei que aumenta em 40% a taxa sobre refrigerantes e outras bebidas superaçucaradas similares. E sabe o que aconteceu? As empresas deram seu jeito e reduziram o açúcar dos produtos. Anunciada em 2016, a medida deu tão certo que os britânicos já estão cogitando estender para outros alimentos, como achocolatados, por exemplo.

Viu como tem jeito?

Os alimentos continuam tendo bastante açúcar? Continuam, sim. Mas em uma quantidade cerca de três vezes menor, consequentemente, fazendo menos mal à saúde e ao paladar. Uma marca do país, por exemplo, reduziu de 13 para 4,5g de açúcar em cada 100ml de sua bebida, e deu tudo certo. Afinal, a conta é simples: quanto menos açúcar é consumido, menos açúcar é necessário. Em outros casos, o açúcar foi substituído por adoçantes artificiais, que também não fazem bem, mas o gosto estranho que deixam fez o pessoal optar por outras formas de matar a sede.

Claro que teve empresa gigante que bateu o pé e resolveu aumentar os preços e não mudar nadinha na sua fórmula,como as donas Coca-Cola e Pepsi.

E quando pesa no bolso?

Mas para os consumidores com menos acesso a informação, o efeito foi no bolso mesmo, e isso leva rapidinho a uma mudança de comportamento.

É só a gente lembrar de nossos pais ou avós: antigamente, quando guloseimas industrializadas custavam caro, ninguém tinha armários lotadinhos para se servir à vontade e a criançada comia bem mais comida de verdade, já que balas, doces e salgadinhos ficavam restritos a datas específicas.

Olha só que boa ideia!

Mas para papais e mamães que vivem de olho na qualidade dos papás, mesmo sem taxas no Brasil, dá pra espalhar a ideia que frequentar mais o hortifrúti do que o supermercado é um boa forma de fazer economia, afinal, ainda custa menos comprar batatas do que optar pelo pacote colorido de batatas fritas. Trocar as balas por frutas bem docinhas, também é um alívio. E assim vamos formando gourmetzinhos saudáveis e repartindo bons hábitos.

O Gourmet Jr recomenda a consulta de um profissional especializado em caso de dúvida quanto a qualquer informação disponível no portal.

abc da nutrição

Ver todas