Dicas

Os desafios de tratar o câncer de mama na gravidez

Share

O câncer de mama é um assunto que costuma deixar as mulheres preocupadas e cheias de dúvidas, mas uma coisa é certa: a prevenção e o diagnóstico precoce são essenciais para o tratamento da doença. Outro ponto que muitas mulheres questionam são os desafios de ser mãe superando o câncer durante a gestação. Você sabe como funciona o tratamento durante a gravidez? Para tirar essas e outras dúvidas resolvemos abordar o assunto de uma forma bem didática. Confira!

O que é câncer de mama

O câncer de mama é um tumor maligno que se forma a partir do crescimento de células de uma maneira desordenada e também por conta do surgimento de um ou mais nódulos na mama. Segundo informações do Instituto Nacional do Câncer, é o mais comum nas mulheres brasileiras e o que mais causa mortes. 

Câncer de mama na gravidez

As mulheres que são diagnosticadas com câncer de mama durante a gravidez querem receber o melhor tratamento contra a doença e ao mesmo tempo desejam proteger a saúde do filho que está para nascer. Assim como nos casos em que as mulheres não estão grávidas, o objetivo principal do tratamento é curar o câncer de mama ou evitar que ele se dissemine caso não possa ser curado. Entretanto, no caso das futuras mamães, é preciso que o tratamento seja muito bem coordenado entre o radioterapeuta e o obstetra,  para não afetar o crescimento e a saúde do bebê. 

As mulheres grávidas podem fazer o tratamento?

Muita gente questiona se as mulheres grávidas podem fazer tratamento contra o câncer de mama, mas os tipos de tratamento utilizados podem variar de acordo com o período da gravidez. Além disso, alguns fatores precisam ser levados em conta. São eles: tempo de gestação, tamanho do tumor e onde está localizado, se o câncer está ou não disseminado e estado de saúde da futura mamãe.

A cirurgia para tratar o câncer pode ser feita sem preocupação desde que não envolva o útero, já a radioterapia e a quimioterapia dependem do quão avançada a gravidez está. No geral, a quimioterapia e a radioterapia não devem ser feitas durante o primeiro trimestre de gestação, porém esses tipos de tratamentos dependem do estágio do câncer e se a mulher deseja interromper a gestação ou não. De qualquer forma, o ideal é sempre procurar um especialista para encontrar o melhor tratamento.  

Amamentação x câncer de mama

Muitos médicos recomendam que as mulheres que estão prestes a iniciar o tratamento contra o câncer de mama parem ou não iniciem a amamentação. Isso porque os tratamentos de quimioterapia e radioterapia podem influenciar no leite materno e comprometer a saúde dos filhotes. Além disso, se for necessário fazer cirurgia, é melhor parar a amamentação, pois isso irá ajudar a reduzir o fluxo de sangue para as mamas e as tornará menores, o que facilita a cirurgia.

Para prevenir o câncer de mama é muito importante sempre fazer o autoexame, manter uma alimentação equilibrada, manter o peso corporal adequado, praticar exercícios físicos, amamentar, além de consultar o médico para tirar dúvidas sobre a doença.