No copinho ou no pratinho: dar ou não suco para os bebês?

Share

Resposta na ponta da língua

Quando se fala sobre oferecer frutas para os filhos, sabemos bem que a fruta in natura é uma excelente opção, mas é importante ter em mente que o suco natural não é um grande vilão.

No ano passado foi divulgado com grande barulho que a Sociedade Americana de Pediatria retirou a recomendação para oferecermos sucos para bebês e crianças. De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria, essa também é a indicação da instituição, com o objetivo de diminuir a ingestão calórica diária e controlar o avanço da obesidade. O grande problema é que no meio dessa bagunça, muita gente acabou colocando os sucos de frutas naturais no mesmo patamar que os alimentos ultraprocessados.

Culpado até que prove o contrário?

E já tem alguns pesquisadores abrindo o diálogo sobre essa orientação, especialmente quando se trata de sucos 100% naturais. Um estudo publicado na revista americana Pediatrics aponta que a relação entre consumo de sucos de frutas de verdade e ganho de peso ainda é algo controverso, especialmente quando se trata de crianças de 1 a 6 anos, e que a ingestão de porções pequenas desse líquido possivelmente não está ligada de forma direta ao desenvolvimento da obesidade.

Nessa mesma revista, dois médicos e pesquisadores também comentam que os sucos 100% naturais podem ser uma alternativa para que crianças e adolescentes consumam frutas e vegetais. As vantagens desse líquido é que ele é fácil de levar, estocar e consumir. E para deixar essa pintura ainda mais complexa, há estudos que mostram que sucos naturais são parte de dietas saudáveis de adultos e tem o potencial de diminuir o risco de obesidade.

Se boa parte da nossa educação alimentar vem da infância,como você vai acostumar uma pessoa a beber suco?

Informação e moderação

Mesmo que os sucos naturais tenham uma grande quantidade de açúcar, eles também possuem vitaminas e minerais que fazem bem para o organismo. Ao transformar a fruta em suco, podemos perder as fibras, mas esses nutrientes permanecem. Além disso, há a opção de se oferecer o suco sem coar, apenas tomando cuidado com os engasgos nos bebês.

Para quem nos acompanha, já deve ter percebido que a Camila gosta muito de sucos e que também busca oferecer uma alimentação saudável e gostosa para o Santiago. Por isso, não acreditamos que oferecer suco seja um crime contra a saúde das crianças.

Depois de muitas pesquisas e conversas com a nutricionista Fernanda Saccoletto, a conclusão é que moderação e variedade são as palavras-chave nesse quebra cabeça de informações. De acordo com a Fernanda, sucos de kiwi e frutas vermelhas podem ser uma boa opção por estimularem o paladar do bebê e possuírem baixo índice glicêmico.

Fique de olho também na quantidade! É importante não utilizar os sucos como substitutos da água, para serem tomados durante o dia todo, mas eles podem fazer parte das refeições ou lanchinhos.

Na casa dos Verdeja, um suco é dividido nos copos do papai, da mamãe e do filhote.

Confira algumas das nossas receitas de sucos para ativar o paladar dos pequenos. Consulte seu pediatra ou nutricionista e escolha o seu: