Viva o alívio das cólicas

As cólicas nos bebês são difíceis para o pequeno e para os pais. De acordo com pesquisadores australianos, a ingestão de probióticos pode ser uma solução.

Muitas vezes vem no pacote

Ter um bebê novinho em casa é uma delícia, mas também é um desafio e tanto. Junto de todo o amor e alegria, vem um tanto de preocupação que não cabe na gente. E parece que tem mais uma coisa que vem no pacotinho da maternidade: as temidas cólicas.

De onde elas vem

Ninguém sabe muito bem quem são elas e nem porque ocorrem: há quem diga que as cólicas acontecem porque o intestino dos pequenininhos  está acabando de se formar, outras pessoas relacionam as dorzinhas com a alimentação da mãe. O fato é que parecem ser a razão para os choros inconsoláveis que tomam conta dos recém-nascidos alguns dias e intermináveis noites.  Mas o que fazer para aliviar esse incômodo que parte o coração?

Pra onde elas vão

A ciência encontrou uma solução e ela vive dentro de nós: são os probióticos, especialmente um tipo chamado Lactobacillus reduteri (L reuteri).

Pesquisadores da Instituto de Pesquisa Infantil Murdoch, na Austrália, comprovaram que bebês que tomaram o probiótico choraram menos. A hipótese é que, como os bichinhos são capazes de mudar a flora intestinal das pessoinhas, reduzem a inflamação e por isso as dores e as lágrimas.

Com moderação e prescrição

Apesar do L. reuteri ter comprovado sua eficácia, a melhor solução pras cólicas no começo da vida é o leite materno, que também vem cheio de bactérias boas que ajudam a construir a flora intestinal das crianças. Se mesmo assim achar que não está legal, converse com o pediatra. Mas lembre-se que, nessa fase, a única coisa que está liberada sem moderação é o tetê nosso de cada dia e nenhum estudo comprovou que a alimentação da mãe influencia na qualidade. Então, a mamãe pode comer sossegada o que der vontade, porque de verdade mesmo só tem uma coisa que passa pro bebê: um monte de amor e saúde que vem prontinho no leite materno.

O Gourmet Jr recomenda a consulta de um profissional especializado em caso de dúvida quanto a qualquer informação disponível no portal.