Uma dose diária de… maçã
Diferente dos contos de fadas, uma dose diária de maçã ajuda a manter as crianças longe do consultório médico.
O ditado popular: An apple a day keeps the doctor away (uma maçã por dia mantém você longe do médico) deve ter algum fundo de verdade, já que faz parte da cultura americana há mais de 100 anos. Durante muito tempo, várias culturas valorizaram as maçãs por suas propriedades nutricionais e várias pesquisas confirmam os benefícios para a saúde associados à essa frutinha. A mamãe do Gourmet Jr., Camila, procura incluir esta fruta no cardápio da família de diversas maneiras: in natura, purê de maçã (um bom acompanhamento para carnes, principalmente a de suíno), sucos e compotinhas.
Casca poderosa
Uma pesquisa realizada pela Universidade de Cornell , nos Estados Unidos mostrou que a casca de maçã tem componentes que inibem o crescimento de células cancerígenas . Não se esqueça de higienizar bem a fruta antes comer e oferecer para as crianças!
Dica: incluir na lancheira
Longe do colesterol
Além de melhorar o sistema imunológico e combater o crescimento de alguns tipos de câncer, as maçãs também ajudam a controlar os níveis de colesterol e açúcar no sangue e a prevenir doenças cardíacas. O fato de possuir mais de 80% de água e uma longa linha de vitaminas essenciais, torna esta fruta um dos alimentos mais saudáveis disponíveis.
Receita: Muffin de maçã com canela
Os dentinhos agradecem!
Há muito tempo se diz que a maçã é a escova de dentes da natureza. Embora comer maçã não limpe os dentes, morder e mastigar a maçã estimula as gengivas, reduz as cáries ao diminuir o nível de bactérias na boca e a doçura da fruta aumenta o fluxo de saliva. Mais uma razão para incluir no cardápio das crianças.
Dica: Organize um piquenique
Faz bem para cuca
Pesquisadores da Universidade de Cornell descobriram que os nutrientes nas maçãs podem proteger os neurônios do cérebro contra o dano oxidativo, o que contribui para doenças como Alzheimer e Parkinson. Os cientistas acreditam que um determinado composto de maçã chamado quercetina pode ser responsável por esse efeito protetor.
Receita: Maçãs com canela do Alladim
Ajudinha para as futuras-mamães
A maçã ajuda a respirar mais facilmente, pois antioxidantes dessa fruta ajudam a proteger os pulmões contra asma, bronquite e enfisema. Além disso, em um estudo, as mulheres que relataram comer maçãs durante a gravidez reduziram o risco de asma em seus filhos.
Receita: Iogurte com compota de maçã e farofa de castanha
Lancheira Saudável
O Gourmet Jr recomenda a consulta de um profissional especializado em caso de dúvida quanto a qualquer informação disponível no portal.