Um prato cheio para a comida de verdade

O que que tem no prato do neném? Tem comida de verdade e saúde para a vida inteira! Uma pesquisa americana mostrou como as pessoas se beneficiam ao comer alimentos de qualidade. Confira!

Semeando saúde

Cultivar bons hábitos alimentares parece uma gincana, tanto para os pequenos que estão aprendendo o sabor da vida quanto para os crescidinhos que precisam entrar na dieta. Cada hora aparece uma nova teoria e temos que repensar tudo o que é bom – ou não – colocar no pratinho. Só que, recentemente, um estudo americano disse que não precisa de nada disso. Pesquisadores de Stanford mostraram que o que faz a diferença é comer com qualidade, sem ligar muito para grupos nutricionais, tamanhos de porções ou dietas inovadoras.

Comida da vovó

Os pesquisadores observaram dois grupos de adultos que seguiam dietas diferentes, mas tinham em comum o suporte de nutricionistas para uma espécie de curso de alimentação saudável.  Nessas aulas, eles aprenderam a dar nota 10 para alimentos naturais, integrais e comida caseira e 0 para industrializados superaçucarados. Os cientistas perceberam, então, que as pessoas que mais perderam peso e melhoraram a saúde nem foram os que comeram menos, mas as que afirmaram ter mudado a relação com a comida.

Em tempos de altos índices de obesidade e prateleiras cheias de bolinhos e bolachas ultraprocessados, ir na contramão dessa ideia e buscar alimentos fresquinhos e de boa qualidade – iguais aos que a vovó colhia na horta – parece fazer sentido.

E o que isso tem haver com os pequenos?

Ora, se os grandinhos conseguiram recuperar a saúde mudando a relação com a comida, imagina que maravilha se já ensinarmos certo para as pessoinhas desde cedo? Veja as dicas do Gourmet Jr para ajudar a criançada – e a família toda –  a ficar ainda mais amiga do papá saudável:

Faça da feira um passeio completo

É muito importante as crianças saberem de onde vem os alimentos que elas consomem e como eles são antes de irem pra panela. Leve os pequenos para a feira ou para o sacolão, apresente os ingredientes, deixe eles escolherem as frutinhas e legumes mais bonitos para levarem pra casa. Você também pode programar uma visita a produtores orgânicos locais ou até mesmo plantar uma hortinha.

Preparem juntos os pratos preferidos da criançada

A turminha aí na sua casa é louca pela batatinha frita daquela lanchonete? Convide todo mundo para um desafio culinário e prepararem juntos uma versão assada e deliciosa. Sorvete faz sucesso por aí? Escolha uma receitinha leve e bem gostosa e deixe que os mestres-cucas mirins coloquem a mão na massa. Desse jeito, eles se sentem importantes no processo e vão comer com o maior prazer o que fizeram com as próprias mãozinhas.

Transforme a hora da refeição em um momento de diversão

Essa é uma dica de ouro da família Gourmet Jr. Faça das refeições um momento para curtir em família. Afinal, a ideia não é só comer e encher a barriguinha, mas também entender o valor afetivo da alimentação. Por isso, evite telas e telinhas na hora do papá e use a criatividade para manter o foco no que está servido. Vale pratinhos coloridos, copinhos divertidos e até convidar o personagem preferido para a hora do jantar. Que tal produzir cardápios temáticos de vez em quando e criar historinhas para a hora da mesa?

E você, também tem dicas para ajudar os pequenos a serem os reizinhos da chicória orgânica? Compartilhe com a gente.

 

O Gourmet Jr recomenda a consulta de um profissional especializado em caso de dúvida quanto a qualquer informação disponível no portal.

abc da nutrição

Ver todas