Um olho no pratinho, outro na tela

Enquanto estamos preparando um papá saudável, a TV pode estar tentando convencer nossos pequenos a consumirem outros alimentos. Confira o que uma pesquisa australiana descobriu sobre o assunto!

A gente está sempre atento aos que vai nos pratinhos da criançada, mas quando se trata de papa saudável, precisamos ficar de olho também na telinha da TV.

Programa nada saudável

Um estudo australiano observou os comerciais de TV que mais passam em cada horário e o resultado foi de amargar: a maioria dos os anúncios de junk food passam no momento que a turminha está na frente da tela.

Para realizar o estudo, os pesquisadores analisaram mais de 30 mil horas de comercias e perceberam que o horário de pico de anúncio coincidia exatamente com a saída de casa pela manhã e a volta da escola, ou seja, bem na hora que a meninada está em casa com mamães e papais na correria.

Começa por aí

Especialistas em saúde lá da Austrália não estão achando nenhuma graça na história e acreditam que a regulamentação desse tipo de propaganda é um passo para reduzir índices de obesidade infantil, entretanto, ainda vão precisar de mais estudos para entender de verdade os impactos dos filmes nos hábitos alimentares dos pequenos e das famílias.

Aqui no Brasil, a proibição da publicidade dirigida às crianças vem dando bons frutos, pois houve uma queda na compra de fast-food e alimentos nada saudáveis. Mas ainda é possível ver na telinha muitos hambúrguers, batatas-fritas e doces sendo anunciados.

Compre alface, tomate, banana

O que a gente sabe é que num mundo hiperindustrializado, cheio de açúcar e conservante vendidos como gostosuras, criar um gourmetzinho não é nada fácil. Então, se for pra fazer publicidade pra criançada, que tal vender maçãs, uvas ou um pé de alface do monstro dinossauro?

O Gourmet Jr recomenda a consulta de um profissional especializado em caso de dúvida quanto a qualquer informação disponível no portal.