Tire as crianças da sala: muita TV afeta o pratinho e o boletim

Fique por dentro da pesquisa canadense que associou o tempo exposição à telinha com comportamentos menos saudáveis durante a adolescência.

Pagamento a prazo

A gente sabe que, na correria do dia a dia, às vezes a TV é um prato cheio para entreter a turminha quando precisamos fazer alguma tarefa ou daqueles minutinhos pra recuperar as energias. Mas assistir muita televisão no comecinho da vida pode dar problema lá na frente.

Um estudo canadense mostrou que os pequenos de até 2 anos que ficam muito tempo diante da telinha desenvolvem hábitos alimentares menos saudáveis e podem ter até o desempenho escolar afetado quando chegarem na adolescência.

Sabe por quê faz mal?

Que TV não faz muito bem pra meninada, todo mundo sabe, mas não foi fácil descobrir de verdade qual era o prejuízo. No estudo, foi preciso acompanhar crianças dos 5 meses aos 13 anos, para chegar a alguma conclusão. Eles perceberam que quanto mais TV assistiam na primeira infância, mais graves eram os maus hábitos e a quantidade de pacotinhos ultraprocessados e bebidas açucaradas consumidas. Na escola, também se esforçavam menos e aparentavam menor preocupação com as atividades.

Segundo os pesquisadores, isso parece acontecer porque assistir TV é um comportamento sedentário não só pro corpo mas também pra mente das pessoinhas, que vão ao longo do tempo se acostumando a fazer escolhas mais fáceis, desde o lanchinho até a lição de casa.

Telinha desligada é o programa mais gostoso

Então, quando o assunto é TV pros pequenininhos, melhor é evitar, mas quando não tem jeito, tente fazer daquele momento especial. Vale deitar junto, participar da historinha e continuar a brincadeira depois que a telinha está desligada.

Mas, de verdade, o que podemos tirar de bem valioso dessa pesquisa é que tudo o que mostramos pra criançada na infância vai se refletir pro resto da vida. Esses primeiros anos dão um trabalhão, mesmo, mas o descanso chega rapidinho quando a gente vê pessoinhas saudáveis e independentes fazendo escolhas que dão gosto.

 

O Gourmet Jr recomenda a consulta de um profissional especializado em caso de dúvida quanto a qualquer informação disponível no portal.