Talheres em jogo
Antes de saber como usar todos os garfos e facas de um jantar bem chique, seu pequeno precisa aprender o básico: pegar a comida e trazer o talher até a boca. Quando isso acontece, é um orgulho só!
Muito antes da infinita quantidade de talheres nos jantares chiques…
…nossos filhos passam por um grande desafio à mesa: como pegar aquela comida do pratinho e trazê-la até a boca. Aliás, que pai nunca se pegou perguntando: quando esse bebê começará a usar a colher sozinho?
Não existe uma idade mágica em que a criança começa a usar os talheres e, como todas as suas habilidades, isso é algo que se desenvolve de forma gradual e com bastante treino. Ou seja, prepare o babador, o chão e, quem sabe, consiga também um avental para você. Comida vai rolar, pratinho cheio você não vai ver sobrar… Muitas vezes porque a comida foi para outro lugar que não a boca do filhote. Então, nessa preparação, arranje uma boa dose de paciência também.
Mesmo antes da introdução alimentar, quando o filhote conseguir se sentar com pouco apoio, você já pode colocá-lo junto de vocês à mesa e oferecer talheres e pratos plásticos para ele ir se familiarizando. Quanto mais contato com essas “ferramentas”, mais fácil será para ele assimilar seu uso.
Fazer isso durante as refeições da família é mais interessante ainda,pois ele terá como observar e tentar imitar o movimento de vocês.
Aproveite o momento para exercitar o controle das expectativas. O aprendizado vai ocorrer aos poucos, no tempo do bebê. Ele vai fazer muitas experiências com os talheres e com a comida. Quem sabe vai rolar um belo de um batuque antes dele pensar em pegar o papá com a sua nova “vareta”. Pode ser que a criança não se interesse inicialmente pelos novos apetrechos e também não há problema algum.
Usar uma colher rasa e um pratinho com bordas altas pode auxiliar o bebê nessa jornada, pois ele pode utilizar as laterais da cumbuca para colocar a comida no talher. Purês são uma boa opção para esse início porque grudam na colher e são mais fáceis para ele levar à boca (cabelo, bochecha…). Prepare-se para alguns momentos de catapulta alimentar. Assim como esses voos não planejados, derrubar a comida também faz parte do aprendizado. Por isso, assuma seu lugar de co-piloto e aproveite a experiência!
O Gourmet Jr recomenda a consulta de um profissional especializado em caso de dúvida quanto a qualquer informação disponível no portal.