Seu filho pode estar com compulsão alimentar
Será que o seu pequeno está lidando bem com as comidinhas? Saiba mais sobre as características da compulsão alimentar e fique de olho.
Os transtornos alimentares são caracterizados por uma perturbação persistente na alimentação ou no comportamento relacionado à comida, que resulta no consumo ou na absorção alterada de alimentos.
Esse problema de saúde compromete significativamente a saúde física ou o funcionamento psicossocial. Quando essa compulsão alimentar ocorre na infância ou na adolescência deve ser tratada por uma equipe multidisciplinar o mais rápido possível. Caso seja necessário, a família toda deve ser apoiada e atendida.
Ao contrário do que muitos imaginam, esse problema de saúde não tem a ver com comer demais um dia ou em situações específicas, pois é uma doença que precisa de diagnóstico médico e deve ser tratada com muito cuidado.
Aprendendo a identificar a compulsão alimentar
Os pais precisam ficar atentos aos episódios recorrentes de compulsão alimentar. Eles são caracterizados pelos seguintes aspectos:
- Ingestão em um período determinado (exemplo: em um intervalo de duas horas) de uma quantidade de alimento muito maior do que a maioria das pessoas consumiria no mesmo período;
- Sensação de falta de controle ao se alimentar, sentimento de não conseguir parar de comer e controlar o que está ingerindo;
- Comer mais rapidamente do que o normal;
- Comer até se sentir desconfortavelmente cheio;
- Comer grandes quantidades de alimento na ausência de fome;
- Comer sozinho por vergonha da quantidade de alimento;
- Sentir-se desgostoso de si mesmo, deprimido ou muito culpado após se alimentar;
- Sofrimento marcante em virtude da compulsão alimentar.
Os episódios de compulsão alimentar ocorrem, em média, ao menos uma vez por semana durante três meses. Mas vale lembrar que o distúrbio não é sinônimo de obesidade, porque esse transtorno gera um sofrimento emocional muito grande e uma ingestão de comidas nem sempre gostosas, pois a pessoa come o que tem disponível, não escolhe.
Se alguém da sua família se enquadra em algum aspecto, procure ajuda especializada. Transtornos alimentares podem acontecer em qualquer idade e temos profissionais especializados para ajudar!
O Gourmet Jr recomenda a consulta de um profissional especializado em caso de dúvida quanto a qualquer informação disponível no portal.