Seletividade alimentar: 5 receitas para introduzir hábitos saudáveis
Uma apresentação diferente pode ser tudo o que o seu pequeno precisa para amar comidinhas saudáveis. Confira jeitinhos divertidos de levar os papás para a mesa.
A seletividade alimentar faz parte da realidade de muitas famílias e quando os pequenos começam a rejeitar a todo momento os pratinhos é difícil saber ao certo como agir para alimentá-los, não é mesmo? Um dos grandes problemas de não comer bem é justamente a perda de nutrientes importantes durante a fase de crescimento – e as consequências que isso pode trazer na vida adulta.
Vida saudável com sabor e sem traumas!
Comidinhas novas costumam ser um desafio para o paladar infantil e a forma como o pratinho será servido pode ser um fator determinante se a criança vai se sentir atraída pelo papá e como ela irá guardar aquela experiência. Por isso, por aqui, nós adotamos a nutrição afetiva que, além de muito sabor, tem um toque de carinho e diversão a cada refeição.
Choro durante as refeições? Nem pensar. A hora do papá deve ser um momento feliz. Além disso, leve a criançada para participar do preparo. A experiência na cozinha torna o cardápio ainda mais especial.
Separamos algumas receitas bem gostosas para ultrapassar as barreiras da seletividade alimentar dentro e fora de casa!
Hambúrguer saudável da Camila
O nosso fast food foge totalmente dos tradicionais. O hambúrguer é feito em casa com patinho moído, molho de mostarda, cenoura, cebola e linhaça. Super simples e de dar água na boca! Confira o modo de preparo completo aqui.
Hambúrguer de carne e beterraba
Ainda entre os lanchinhos saudáveis para driblar a seletividade alimentar, o Hambúrguer de carne e beterraba é uma excelente opção para crianças e adultos. Não podemos deixar de ressaltar: para ser gostoso, o preparo não precisa ser complicado.
Para fazer o hambúrguer basta misturar patinho moído (ou outra carne magra), beterraba cozida e ralada, cebola e aveia. Após juntar todos os ingredientes, molde o hambúrguer e coloque na chapa até dourar (em torno de 30 minutos). Confira a receita completa aqui.
Bolo de beterraba
O café da manhã também pode ter aquele toque especial com aquele cheirinho de bolo pela casa. No preparo vão apenas alguns ingredientes: beterrabas, ovos, farinha de trigo, açúcar, fermento e suco de limão. O sabor? Ah, com certeza irresistível – e, claro, muito nutritivo. Confira a receita completa aqui.
Picolé de Morango
Quando as altas temperaturas chegam, os pequenos começam a pedir com mais frequência um refrescante sorvete, não é mesmo? Na fase de troca de dentes também é uma opção nutritiva para aliviar o incômodo na gengiva. Fizemos uma opção saudável apenas com a fruta batida e congelada – e é possível adaptar para a fruta preferida da criança. Confira a receita completa aqui.
Creme de brócolis
Se a temperatura cair, os cremes e caldos também são práticos de incluir no cardápio para esquentar no friozinho. Nas fases de gengiva sensível ou de imunidade baixa, é uma opção leve para alimentação e rica em nutrientes com o queridinho brócolis. Confira a receita completa aqui.
Nutrindo memórias e experiências
A alimentação saudável tem que ser abordada de uma forma leve dentro de casa e uma das formas de ser um atrativo para os pequenos é como apresentamos as refeições. Alguns acessórios, pratinhos e copos decorados podem dar uma cara diferente para aquele alimento que a criança possui resistência.
Memória Afetiva com comidinhas do bem
As experiências marcantes do dia a dia, sejam elas positivas ou negativas, se tornam “memórias afetivas” e um papá bem gostoso e divertido pode ser uma delas. Para desconstruir a seletividade alimentar, abuse também de temáticas na decoração do pratinho, como o Natal, Páscoa, bichinhos e carinhas. A lembrança construída a cada refeição é guardada até a vida adulta – e as crianças vão adorar compartilhar as comidinhas com os amiguinhos e a família.
O Gourmet Jr recomenda a consulta de um profissional especializado em caso de dúvida quanto a qualquer informação disponível no portal.