Segura essa barrinha

Barras de cereais são vendidas como alimentos saudáveis, mas você pode estar levando gato por lebre nessa compra! Confira o estudo da Universidade de Lavras sobre o assunto.

É uma cilada?

A gente sempre está procurando opções saudáveis e práticas para matar a fome da turminha. Mas, toda vez, precisamos estar atentos ao que prometem as embalagens e o que vem dentro do pacotinho.

A barra do cereal

Nos últimos tempos, as barrinhas de cereais estão ganhando a confiança de muitos papais e mamães ocupados e preocupados com lanchinhos nutritivos, que fogem dos biscoitos açucarados e salgadinho gordurosos.

A propaganda promete que esses alimentos são cheios de saúde, ricos em fibras e cereais. Mas será que essas guloseimas são mesmo saudáveis?

Um estudo brasileiro, realizado pela Universidade Federal de Lavras, avaliou os rótulo de barras de cereais e também observou o comportamento dos consumidores diante dessas informações.


O que é que essa barra tem?

Muito açúcar, pouca fibra e um montão de enrolação, essa é basicamente a constituição das barras de cereais do mercado. Segundo o estudo, a quantidade de açúcar desses alimentos vendidos como saudáveis são de intermediária a altas. Os resultados para as barras diet foram ainda piores, todas eram muito mais açucaradas do que podiam, o que poderia ser perigoso para pessoas com diabetes, por exemplo. Apesar disso, a alegação de serem ricos em fibras e cereais faz com que essas bombinhas de açúcar acabem diariamente na lancheira da meninada.

Tem juba, mas nem sempre é leão

O que a agente percebe, mais uma vez, é que nem tudo o que diz que é saudável faz bem de verdade. Por isso, precisamos ficar muito atentos a tudo o que oferecemos para os pequenos e buscar um caminho cada vez menos industrializado. Comida de verdade para a turminha, essa é sempre a melhor escolha.

O Gourmet Jr recomenda a consulta de um profissional especializado em caso de dúvida quanto a qualquer informação disponível no portal.