Sarampo na Gravidez: cuidados que você precisa saber

O número de casos de sarampo está aumentando a cada dia mais e isso está deixando todos de cabelo em pé, principalmente as mulheres grávidas. Saiba como se prevenir!

Sarampo na Gravidez: cuidados que você precisa saber

O número de casos de sarampo começou a disparar em boa parte do país e a doença voltou a ser assunto entre todas as pessoas que estão preocupadas. Mas sempre restam dúvidas sobre quem deve ou não ser vacinado, como no caso das mulheres grávidas. Sabemos que as mulheres que planejam engravidar precisam preparar o corpo para a gestação por meio da alimentação, prática de exercícios físicos, além de ser muito importante ter certeza que o cartão de vacinação está em dia para evitar o sarampo na gravidez e outras doenças, já que muitas vacinas precisam ser tomadas antes, durante ou apenas após a mamãe dar à luz.

A vacina que protege contra o sarampo é uma das que não podem ser tomadas durante a gravidez, porque são produzidas com vírus do sarampo vivo (mesmo sendo moderado). Durante a gestação a imunidade da mulher tende a diminuir e o sistema imunológico fica mais vulnerável, sendo assim a vacina pode fazer efeito reverso e desenvolver o sarampo ou trazer complicações para a gravidez.

Como tratar o sarampo na gravidez

O Ministério da Saúde recomenda que as mulheres tomem todas as vacinas até um mês antes de engravidar, além de manter a rotina prevista no Calendário Nacional de Vacinação atualizada. Caso não seja tomada antes da gravidez, a vacina contra o sarampo deverá ser adiada para o puerpério.

Se a mulher grávida contrair o vírus do sarampo, precisará de um acompanhamento com o médico obstetra, para que ele possa avaliar a melhor forma de tratar os sintomas do sarampo sem prejudicar a saúde do bebê.

Riscos da doença durante a gravidez

Contrair sarampo durante a gravidez pode trazer sérios riscos para as mamães e os filhotes. Entre os principais problemas estão:

  •         Parto prematuro
  •         Maior risco de aborto espontâneo
  •         Pneumonia, obstrução das vias aéreas ou outras infecções secundárias
  •         Ataque no sistema nervoso central

Previna-se

O sarampo é uma doença altamente contagiosa porque as principais formas de transmissão ocorre pelo ar, por meio de gotículas da saliva, espirro, secreções liberadas por meio da tosse ou até mesmo durante uma conversa. Quem está com sarampo pode transmitir a doença a partir do quarto dia que antecede o surgimento das manchas até a cura completa da doença. Vale destacar também que o vírus permanece vivo nas superfícies por até duas horas, por isso é muito importante que as gestantes mantenham uma higiene completa nas mãos para reduzir o risco de contágio.

A principal forma de se prevenir é tomando a vacina, mas as futuras mamães que não foram vacinadas devem usar álcool em gel 70% nas mãos, não ter contato com pessoas doentes e evitar coçar os olhos e levar a mão à boca e ao nariz.

O Gourmet Jr recomenda a consulta de um profissional especializado em caso de dúvida quanto a qualquer informação disponível no portal.