Quer deixar o coração forte? Coma ovo!

Parece que o ovo é um grande amigo do peito! Confira nossa matéria sobre a relação entre o consumo desse alimento e a diminuição dos riscos de desenvolver doenças cardiovasculares.

Batendo mais forte!

Comer ovo todo dia pode diminuir os riscos de doença cardiovascular. Isto é o que sugere um estudo chinês com mais de 400.000 pessoas. Lá na China, como no mundo todo, as doenças do coração são um problema enorme, por isso os cientistas decidiram pesquisar sobre o tema. Segundo as descobertas, as pessoas que comem ovo todos os dias tiveram um risco 18% menor de morrer de doenças cardiovasculares em comparação com adultos que evitavam ovos.

Nutritivo e controverso

No passado, os ovos costumavam ser os vilões do bom coração. Por muito tempo, o alto nível de colesterol dentro dos círculos amarelinhos seria principal responsável pelas doenças cardiovasculares. Mas isso mudou e hoje eles se tornaram bonzinhos de novo. Os pesquisadores explicam que a ma fama se deu pela falta de informação no passado. Segundo eles, os estudos anteriores não avaliavam hábitos alimentares em geral, nem estilo de vida e padrões de doença, que são obrigatórios para desenhar um cenário de risco cardiovascular.

Moderação com o ovo… que novo

Só que após 9 anos de observação, a única interpretação segura do estudo é que comer ovos com moderação – no máximo um por dia – está associado a corações saudáveis, e, para tirar mais conclusões, os cientistas dizem que precisam estudar ainda mais. Já que no fim, entenderam que as informações coletadas, apenas sobre o consumo de ovos, ainda eram meio cruas e não forneciam dados suficientes sobre estilo de vida.

Vamos com calma, e muita verdura

Comer ovos como parte de uma dieta saudável não aumenta o risco de doença cardiovascular, mas isso não é um remédio para doenças cardíacas. Com tantos estudos por aí falando que tem que comer um pouco disso ou só um pouco daquilo para uma vida saudável, parece que a conclusão é mais fácil do que imaginamos: comer um pouco de tudo, é a chave para viver bem e, na dúvida, que tal escolher encher o pratinho com um pouco mais daquilo que vem da terra. Afinal, ninguém duvida que uma porção extra de berinjela ou abobrinha vai fazer muito bem.

O Gourmet Jr recomenda a consulta de um profissional especializado em caso de dúvida quanto a qualquer informação disponível no portal.

abc da nutrição

Ver todas