Quanto mais alimentos orgânicos, menos câncer

Um estudo recém saído do forno vem colocar mais uma porção de informações sobre a relação do consumo de alimentos orgânicos e a prevenção do câncer. Saiba mais!

Um estudo francês encontrou relação entre pessoas que consomem orgânicos frequentemente e a diminuição em 25% das chances de desenvolverem câncer. A pesquisa foi realizada com 68.946 voluntários na França. Eles reportaram seus hábitos alimentares e casos da doença por 5 anos para os pesquisadores da Universidade de Paris.

A teoria é boa, mas a prática é melhor

No artigo publicado no JAMA International Medicine, os melhores resultados foram relacionados ao câncer de mama pós-menopausa e aos linfomas, incluindo os não-Hodgkin. E olha só que legal, a diminuição do risco desse último também foi constatado em um super estudo inglês realizado com 623.080 mulheres.

Os investigadores franceses acreditam que, como os produtos orgânicos normalmente não possuem resíduos de agrotóxicos, a ingestão desses veneninhos diminui. Mas, apesar desses resultados serem importantes, os cientistas ainda consideram as frutas e verduras da agricultura convencional grandes aliados do corpinho. Isso porque, como os orgânicos ainda são mais caros e os benefícios de se consumir alimentos in natura ainda são muito grandes.

Se você quer começar a consumir orgânicos, mas não consegue fazer toda a compra com esses produtos, a gente te dá uma dica. Se o ingrediente vai ser consumido inteiro, como a maçã e o espinafre, dê preferência para comprar orgânico. Se o papá vai ser descascado, boa parte dos pesticidas vão embora com a casca e daí tá liberado pegar das feiras convencionais.

Para encontrar alimentos mais baratos, uma ótima opção é comprar direto dos produtores. Neste post a gente listou algumas opções de locais e até um mapa de onde encontrar uma boa feira orgânica.

De volta ao básico

Os resultados dessa pesquisa são bastante interessantes, mas os próprios autores falam que é necessário mais estudos sobre o assunto. Por isso é importante ter em mente outras ações que garantem a saúde do seu filhote: manter uma alimentação com grãos integrais, frutas e verduras e incentivar as atividades físicas continuam sendo os atores principais na novela da boa saúde!

O Gourmet Jr recomenda a consulta de um profissional especializado em caso de dúvida quanto a qualquer informação disponível no portal.