Agrotóxicos podem ter venda cancelada

Alguns agrotóxicos que serão reavaliados pela Anvisa podem ser retirados do mercado e das plantações brasileiras.

A Anvisa está querendo fazer uma faxina nos agrotóxicos do país. Depois de grande aumento na quantidade de pesticidas aprovados pelo governo, chegando a 450 em 2018, o órgão de vigilância sanitária vai reavaliar esses produtos que podem ter a venda restrita ou cancelada.

Livre estou

De acordo com a matéria do jornal Folha de São Paulo, a Anvisa afirmou que é a primeira vez que essa análise vai ter como base critérios técnicos ou de risco. Essas regras foram definidas depois de muita conversa envolvendo gente que sabe das coisas: Ministério Público, Ibama, os Ministérios da Agricultura e da Saúde, além de empresas do setor agroindustrial. Foram preparadas 34 listas com informações sobre os agrotóxicos como: tipo de produto, o quão tóxico eles são para os seres humanos e em quais plantações seu uso é permitido. Desses 34 itens, 30 não mais usados nos Estados Unidos e na Europa. Esse texto que considera dar um adeus definitivo para alguns pesticidas está aberto para consulta pública desde 17 de abril e tem prazo de 60 dias para que a população participe com comentários e sugestões.

É bom, mas podia ser melhor

Assim que esse processo for concluído, uma nova lista de substâncias deve passar por reavaliação de segurança. De acordo com o jornal, essas atualizações são bem vistas pelo pesquisador da Fiocruz, Luiz Cláudio Meirelles, que ressalta a importância de avaliar outros produtos que ficaram de fora dessa leva, como o glifostato e o acefato que são muito utilizados no país e não tem lá uma boa reputação.

Um dos motivos para essa revisão foi tentar diminuir as críticas ao aumento na liberações de pesticidas para venda e uso industrial nos últimos tempos. Além dos 450 produtos autorizados em 2018, foram liberados 74 defensivos agrícolas de janeiro até início de março. A outra, foi ficar mais alinhado com o mercado internacional que já não vê com bons olhos alguns desses produtinhos nos alimentos exportados.

Pra ficar de olho

Tem dois projetos que tratam os agrotóxicos de forma oposta e que estão prontos para a votação na Câmara dos Deputados. A PL PL 6299/2002, conhecida também como PL do Veneno que tratamos neste post. E a PL 6670/16 que institui a Política Nacional de Redução de Agrotóxicos que também falamos por aqui.

É importante sempre ficar de olho no que andam decidindo por aí sobre o que vai no nosso pratinho. Mas, na hora das compras, pode ter certeza que frutas, vegetais e legumes, orgânicos ou da agricultura convencional, são muito mais saudáveis que qualquer alimento ultraprocessado.

O Gourmet Jr recomenda a consulta de um profissional especializado em caso de dúvida quanto a qualquer informação disponível no portal.