Para a mamãe que não conseguiu amamentar

A amamentação é um grande desafio que não envolve apenas a vontade da mamãe. E, quando não conseguimos seguir com o aleitamento materno, precisamos também de muita empatia e acolhimento.

Com amor, sempre

Querida mamãe, aqui está o nosso abraço para você nesse momento ou lembrança difícil. Lidar com essa decisão pode ser muito dolorido. Sentir o julgamento dos outros cutucando a ferida, é pior ainda. Mas saiba de uma coisa: você é uma mãe maravilhosa! Lembre-se disso. A amamentação é uma fase da vida do seu filho e sua. Sabemos que o leite materno é o melhor alimento para ele, mas às vezes a realidade nos mostra muito diferente do que sonhamos. A busca pelo melhor para eles não acaba nunca e a gente vai se adaptando às condições que temos naquele momento.

 

O vínculo entre mãe e bebê é construído no dia-a-dia, com todo o cuidado, carinho e colo que podemos oferecer. É a fórmula oferecida com olho no olho, é a troca de fralda, é o banho quentinho, o abraço apertado e soninho aconchegado. Cada pequeno gesto de amor alimenta os laços entre mãe e filho. Você sabe e vivencia isso.

Quando a Camila começou a amamentar, ela passou por diversos desafios e, mesmo insistindo, o Santiago acabou desmamando antes do que ela gostaria. Isso não foi algo fácil de lidar, mas toda essa história foi o que a levou a criar o Gourmet Jr.. Com uma boa dose de ciúme da mamadeira, ela começou a caprichar nos papás do filhote e a investir na Nutrição Afetiva. Alimentar seu filho de forma saudável e divertida é uma forma de amor e de cuidado. E essa é mais uma fase pela qual vocês vão passar e que vai construir lembranças boas em vocês dois. O colo, os gestos, os cheiros e os sabores são os tijolinhos da nossa relação com os nossos pequenos.

São muitos os fatores que causam o desmame e a maioria deles são externos. Uma informação que faltou durante os primeiros dias de pós-parto, um acolhimento maior ou até mais tempo. Essas são só algumas das possibilidades. Quando a gente fala sobre o assunto na Semana Mundial de Amamentação, a ideia não é excluir as mamães que não amamentaram. A história delas deve ser contada e ouvida com empatia. Juntas somos mais fortes e vamos buscar o que é melhor para os nossos filhos e para as mamães e filhotes que virão!

Como disse a Camila: “a maternidade nos trás muitos desafios e contar com apoio e carinho é fundamental para tornar mais leves os momentos difíceis”. Nosso papel nessa jornada é de apoio a todas as mães e cuidadores que buscam o melhor para os seus filhos. Estamos nessa juntos, alimentando nossos vínculos e nossas lembranças com todas as variações de sabores entre o doce e o amargo que vem com a responsabilidade de se criar um ser humano. Nós somos mães muito poderosas!

 

O Gourmet Jr recomenda a consulta de um profissional especializado em caso de dúvida quanto a qualquer informação disponível no portal.

abc da nutrição

Ver todas