Obesidade e subnutrição andam juntas no Brasil
Essa dupla assustadora aparece por causa do consumo de alimentos com poucos nutrientes, mas ricos em gorduras e açúcar. Saiba como a Nutrição Afetiva pode ajudar a mudar esse cenário!
Os dados são para deixar a gente de cabelo em pé: 9 a cada 10 países estão à beira de uma epidemia de saúde chamada “carga dupla da má nutrição”, que ocorre quando a obesidade e subnutrição vivem bem juntinhas. E o nosso querido Brasil é um deles.
Muito pouco
A boa notícia é que, entre 2004 e 2017, conseguimos diminuir a população em estado de subnutrição de 8,6 para 5,2 milhões. No outro extremo, os relatórios divulgados pelo Ministério da Saúde mostram que a obesidade atinge 20% das crianças brasileiras. O crescimento desse número ocorre principalmente entre a população mais pobre. Afinal, nos supermercados, os alimentos mais baratos são justamente aqueles recheados de calorias, mas vazios de vitaminas e minerais.
Qual a consequência disso? As famílias vão substituindo os alimentos tradicionais, como arroz e feijão, por ingredientes cheios de gordura, sódio e açúcar. Adicionamos isso a pessoas que se mexem menos e ficam mais tempo em frente às telinhas e está completa a receita para subir o ponteiro da balança.
Combustível legal
Para as crianças, um papá saudável é mais importante ainda. Afinal, seu corpinho está funcionando na máxima potência pra que ele cresça e se desenvolva. E, como em uma Ferrari, o ideal é sempre abastecer com o melhor combustível, né? Alguns estudos até mostram que, quando as crianças não conseguem se nutrir direitinho no início da vida, elas ficam mais propensas à obesidade quando maiores, pois o seu corpo acostumou a guardar todas as gorduras disponíveis bem guardadinhas.
As causas dessa parceria subnutrição-obesidade são complexas. A alimentação não está apenas relacionada a conseguir determinado ingrediente saudável. Ela também tem a ver com cultura local e familiar, lembranças, disponibilidade de informação, de tempo e até de dinheiro. Por isso, busque oferecer uma papá mais caseiro, mas também facilite a sua vida: que tal investir em receitas práticas e gostosas? Além disso, sente-se à mesa com os filhotes e aproveitem uma refeição bem gostosa juntinhos! Assim, vocês alimentam o corpinho e coração com os melhores ingredientes possíveis.
O Gourmet Jr recomenda a consulta de um profissional especializado em caso de dúvida quanto a qualquer informação disponível no portal.