O que é o método BLW?

Entenda como funciona e como inserir na rotina de introdução alimentar do seu filhote.

Método BLW na Introdução Alimentar

A introdução alimentar é um período muito especial para os pais e seus bebês, mas muitas pessoas costumam ficar confusas com a infinidade de orientações que existem para este momento tão gostoso. Por isso, nós aqui do Gourmet Jr. lembramos sempre a importância de consultar profissionais especializados para tirar suas dúvidas, além de se manter sempre atualizado. O mais importante durante essa fase de formação de paladar dos nossos filhos é variar sempre! Afinal, precisamos incentivá-los a provar novas texturas e sabores. Vocês conhecem o método BLW?

Durante a introdução alimentar tradicional, que ocorre após os 6 meses de vida do bebê, os pais são responsáveis por definir quando e como a criança deve ser alimentada. Já no método BLW, o bebê tem autonomia para determinar quando começa e termina esse processo, pois a alimentação é feita por meio dos instintos dele. No baby led weaning (BLW), é preciso oferecer alimentos saudáveis para o bebê e fazer com que ele compartilhe as refeições com a família, mas colocando o papá em sua própria boca.

BLW na prática

Durante muito tempo a alimentação das crianças ficou restringida somente a sopas, papinhas e outros alimentos líquidos. O método BLW vai na contramão deste tipo de alimentação, pois o bebê recebe o alimento em sua consistência normal (sem virar papinha). Ainda não existem estudos e pesquisas que comprovem os benefícios do BLW, mas muitas pessoas garantem: por conta da metodologia as crianças ficam mais abertas à novidades, estimula a coordenação motora, incentiva a mastigação e o pequeno é exposto à outras texturas.

O método BLW incentiva os pais a oferecerem aos filhotes alimentos em pedaços grandes e que são amassados com facilidade na boca. Além disso, trata-se de um método no qual a criança participa ativamente do processo de introdução alimentar e os pais têm um papel de apresentar os alimentos aos pequenos, de uma forma lúdica e divertida.

Como no início do método o bebê ainda não desenvolveu o movimento de pinça, que é a habilidade de pegar alimentos/objetos com os dedos indicador e polegar, é importante cortar os alimentos em tamanhos maiores, um bom exemplo é a cenoura cortadinha em formato de palito. Quando o bebê atinge aproximadamente 9 meses, naturalmente seus sistemas evoluem e ele consegue pegar o papá em diferentes cortes e tamanhos.

Quando iniciar o método BLW

Como nos métodos de introdução alimentar tradicional, o bebê precisa ter 6 meses de vida, conseguir sentar sozinho e ser capaz de levar objetos até a boca sozinho. Mas por quê? Quando o bebê consegue sentar sozinho sem apoio, já tem capacidade para controlar a musculatura necessária para deglutir alimentos, ou seja, será capaz de ativar o reflexo de GAG em segurança.

Para as mamães que vivem em dúvida, tanto faz iniciar a IA com frutas ou legumes, o importante é o pequeno comer com a mão sentindo a consistência e a textura entre os dedos. Com certeza isso pode fazer uma grande bagunça na hora do papá, mas os bebês ganham autonomia.

Cuidados com BLW

Muitas mamães que decidem seguir o método BLW durante a introdução alimentar dos bebês ficam com medo que o filhote esteja mais propenso a engasgar. O risco de engasgo é real, mas vale destacar que os pequenos alimentados com papinhas também podem passar pela mesma situação. Por isso, os adultos precisam acompanhar a hora do papá bem de pertinho.

Outro ponto que precisamos ficar de olho é em relação aos nutrientes que os bebês realmente estão ingerindo, já que no BLW a criança se alimenta sozinha e decide o quanto de alimento irá comer. Sendo assim, cabe aos pais oferecer uma grande variedade de alimentos, principalmente alimentos ricos em ferro para que não falte nenhum nutriente importante para o desenvolvimento do bebê.

Seja com a metodologia BLW, papinhas ou com a abordagem mista, é sempre importante procurar o auxílio de um especialista durante a fase de introdução alimentar.

O Gourmet Jr recomenda a consulta de um profissional especializado em caso de dúvida quanto a qualquer informação disponível no portal.

abc da nutrição

Ver todas