O óleo de coco é bom ou é ruim para a saúde?

Herói ou vilão? Quando se trata de nutrição, sempre há controvérsias. Confira o que a nossa nutricionista Fernanda Saccoletto tem a dizer sobre o assunto.

Nem veneno, nem remédio

O que pode e não pode na alimentação é um debate sem fim: a cada temporada, um novo vilão aparece ou um super herói é eleito para salvar o pratinho. Dessa vez, quem voltou à mesa foi o óleo de coco.

Polêmica no prato

Uma pesquisadora americana fez uma declaração polêmica: ela disse em uma palestra que o óleo queridinho dos naturebas era puro veneno. Mas será que é isso mesmo? Fomos conversar com nossa nutricionista Fernanda Saccoletto para saber mais sobre essa gordura tão controversa.

Por que o óleo de coco anda tão na moda?

Fernanda Saccoletto: O óleo de coco é muito famoso pela onda fit ultimamente. Muitas pessoas associam o seu uso com o emagrecimento, o que não é real! Emagrecimento acontece com alimentação equilibrada e atividade física, não existe nenhum alimento milagroso.

Ele faz mesmo mal pela saúde como tem sido falado?

Fernanda Saccoletto: Assim como todo óleo, deve ser usado com moderação! Não mata como diz a internet, mas também não é um alimento milagroso.

O que ele tem de bom ou de ruim?

Fernanda Saccoletto: O óleo de coco deixa um sabor residual nas preparações. Ele é rico em gorduras saturadas, hoje temos muitos estudos contra e a favor, mas não devemos glorificar ou detonar um alimento: usando com moderação não tem problema. Eu sempre prefiro gorduras naturais às ultra processados como canola ou soja.

Pelo custo benefício, vale a pena escolher o óleo de coco?

Fernanda Saccoletto: Como ele é uma gordura natural, pode ser uma opção para o consumo, porém acaba sendo cara. Ainda acho o azeite de oliva melhor pelo valor e sabor.

Na alimentação das crianças,vale a pena inserir essa gordura?

Fernanda Saccoletto: Vale para crianças usar com moderação. O óleo de coco é rico em vitamina e antioxidants e não perde as propriedades em altas temperaturas. É importante lembrar que óleos e gorduras não são totalmente ruins, eles ajudam no transporte de vitaminas, como a A, D,E e K.

 

O Gourmet Jr recomenda a consulta de um profissional especializado em caso de dúvida quanto a qualquer informação disponível no portal.