O impacto ambiental da Nutella

A Nutella e a produção de alguns outros alimentos impactam diretamente na mamãe natureza. Será que tomamos os cuidados necessários ao escolher as comidinhas que vão para a mesa?

Recentemente a Ministra francesa Ségolène Royal pediu para a população parar de consumir Nutella e a preocupação com sua produção para promover o consumo sustentável não é de hoje. Criado em 1940 na Itália, o creme de avelã é comercializado em mais de 75 países e conquista paladares de todas as idades em diversos tipos de pratos, receitas e pode ser adquirido no mercado. Já no Brasil, o produto é vendido desde 2005, mas você já se perguntou o impacto causado no meio ambiente com a produção do famoso doce ou outros produtos consumidos diariamente?

Ingredientes

Segundo o site do fabricante, a Nutella é composta por açúcar, óleo vegetal (palma), avelãs, cacau em pó parcialmente desengordurado, leite desnatado em pó, soro de leite em pó, emulsificante lecitinas e aromatizante.

*Confira a tabela nutricional no link acima.

A preocupação das autoridades francesas

O apelo feito por Ségolène tem um motivo: a preocupação com o alto índice de desmatamento em regiões como Indonésia e Malásia para a produção do creme de avelã. Um dos ingredientes da Nutella é o óleo vegetal, que é extraído da palma – planta é famosa em locais com indicadores altos de desflorestamento.

Além disso, nessas regiões, para aumentar o plantio da palma e fornecimento matéria prima para a produção de Nutella, outras espécies de árvores estão sendo extintas e derrubadas.

Desequilíbrio no habitat dos animais

Como consequência do desmatamento algumas espécies mais ameaçadas do mundo, como os orangotangos, são afetadas com a mudança drástica mudança dos espaços onde vivem. O que muitos não sabem é que o óleo de palma é o mais utilizado do mundo e pode ser encontrado em batons, cereais matinais, azeite de dendê e até mesmo em macarrão instantâneo (o famoso miojo).

O posicionamento da marca

O grupo Ferrero – responsável pela produção da Nutella –  alega realizar a extração, processamento e fornecimento sustentável do óleo de palma. São capazes também de rastrear todo o processo de plantio para proteger as florestas, biodiversidade e habitat natural das espécies que vivem na região.

Exploração do óleo de palma por outras empresas

O óleo de palma está presente em muitos produtos que consumimos e a alta demanda da 

matéria-prima cresce cada vez mais. Ambientalistas da ONG Rain Forest chamam a atenção para empresas como a Pepsico e Nestlé  e as acusam de destruírem trechos de floresta na Indonésia.

Óleo de palma e a saúde

Para as famílias que buscam manter uma alimentação saudável, fica o alerta: o óleo de palma tem alto teor de gordura saturada, auxiliando no aumento dos níveis de colesterol ruim no sangue.

O Gourmet Jr recomenda a consulta de um profissional especializado em caso de dúvida quanto a qualquer informação disponível no portal.