Faça o que eu faço: nossos hábitos influenciam nossos filhos

A expressão tal pai, tal filho nunca esteve tão próxima da realidade quando se trata de hábitos saudáveis. Uma pesquisa de Harvard explica melhor essa relação. Confira!

Mamãe saúde!

Filho de peixe, peixinho é. Melhor ainda quando vem no pratinho com alface, tomate, melão, melancia. É isso o que diz um estudo recente da Universidade de Harvard, relacionado aos bons hábitos alimentares.

Bons hábitos vem de berço

Na pesquisa realizada com 17 mil mães e seus mais de 24 mil filhos, os cientistas avaliaram os hábitos de vida dessas famílias e chegaram a um número pra se pensar: filhos de mamães saudáveis tinham até 82% menos risco de ficar obesos. Isso não é tão difícil de entender, se pensarmos que as crianças são esponjinhas e aprendem tudo o que veem no ambiente, não só o que ensinamos.

Viva o exemplo

Imagine a cena: a mamãe se desdobra pra oferecer o papá mais fresquinho e nutritivo pra turminha, pesquisa sobre a qualidade do que vai no pratinho, sabe tudo sobre receitas bacanas e quando é a vez dela, abre um pacote de biscoito e resolve ali mesmo o almoço. Esquisito, né? Isso pode não acontecer sempre na sua casa, mas com certeza você já viu por aí. Na correria a gente acaba priorizando os pequenos e deixando nossa própria saúde até um pouquinho de lado.

Faça o que eu faço

Além de servirmos de exemplo pra meninada, que vai tirar do ambiente a maioria das informações que vão levar para a vida adulta, tem uma outra coisa aqui que é bem importante: se a gente não cuidar direitinho da nossa alimentação, de onde vamos tirar energia para aguentar o pique da turminha? Vamos, então, combinar: pratinho saudável pra todo mundo é a regra da casa.

 

O Gourmet Jr recomenda a consulta de um profissional especializado em caso de dúvida quanto a qualquer informação disponível no portal.