Não basta ser vegano
Tem produto vegano na caixinha! Será que ele é saudável? Ou será mais uma estratégia para vender um ultraprocessado "em nome da saúde"? Confira neste post!
Será que ele é?
É só reparar: cada vez mais, as prateleiras dos supermercados estão sendo preenchidas com produtos veganos e vegetarianos, mas será que apesar do selinho verde, esses alimentos são mesmo saudáveis?
O lado verde da força
Proteger os animais, preservar a natureza, consumir de forma mais sustentável, essas são algumas das motivações que levam tantas pessoas a tirar a carne do pratinho. Essa turma, além de atenta à saúde, está muito preocupada com os rumos do mundo, afinal, tirar da terra o alimento é muito mais saudável pro meio ambiente, não é mesmo?
O outro lado da história
Só que isso não é nada bom para a indústria, oras bolas. Já pensou se o pessoal começa a comer só verduras lindas e fresquinhas? Foi aí que eles tiveram mais uma daquelas ideias geniais: com tanta gente buscando uma alimentação alternativa, e se a gente encaixotar o veganismo e por comida natural pré-fabricada na prateleira?
Mas isso faz bem…
Não faz, não. Pense, por exemplo, em um salgadinho de milho, daqueles repletos de sódio e conservantes. Já reparou que ele tem um selinho de vegano? E aquelas bebidas vegetais cheinhas de açúcar? Também tem. O problema só aumenta quando tentam dar cara de super saudável para caixinhas cheias de ingredientes ultraprocessados.
Então não é bom ser vegano?
Ser vegano é bom, sim, mas melhor ainda é comer com qualidade. O que não é legal mesmo é comida de mentira. Seja qual for a sua escolha, procure sempre alimentos frescos, comidinha caseira, produtos de boa procedência e aquela coisa toda que nossos gourmetzinhos merecem.
Na dúvida, sempre desconfie da caixinha.
O Gourmet Jr recomenda a consulta de um profissional especializado em caso de dúvida quanto a qualquer informação disponível no portal.