Motivos e receitas para colocar os alimentos verdes no pratinho
Alimentos verdes são recheados de nutrientes que fazem muito bem para a criançada. Confira todos os benefícios e algumas ideias para verdejar o pratinho!
Sabe o Hulk? Os alimentos verdes são muitos semelhantes a esse herói: antes de se transformar no verdão, o cientista Bruce Banner não faz medo a ninguém. A verdura, antes de entrar no nosso corpo, tem aquela aparência delicada, mas, depois que os seus nutrientes são liberados, ela se torna uma forte protetora do nosso organismo.
Plantando saúde
Colocar o verde no pratinho desde a introdução alimentar é importante por dois motivos: esses alimentos tem muitos nutrientes essenciais para o desenvolvimento dos pequenos e, quanto antes eles forem apresentados, maior vai ser a aceitação deles pela criançada. O carregamento de nutrientes desses alimentos são vários, mas incluem de modo geral: clorofila, ácido fólico, carotenóides (olha eles de novo!) e muitas fibras.
Fortalecendo o corpinho
A clorofila normalmente é a responsável pela cor verde dos vegetais. Os benefícios desse pigmento vem sendo estudado há pouco tempo e tem se mostrado um bom combatente contra os radicais livres (antioxidante) e a inflamação, prevenindo as doenças do coração e deixando o sistema imunológico bem fortalecido.
Outro reforço para as defesas do nosso corpo é o ácido fólico. Ele também contribuiu para o desenvolvimento da criançada e para a saúde do cérebro. Além disso, é peça fundamental na formação do tubo neural do feto, sendo uma suplementação bem comum para as futuras mamães.
Tudo funcionando direitinho
Para uma visão além do alcance, a luteína é um carotenóide que tem um efeito protetor para olhos e o consumo dela está associada à prevenção da degeneração macular relacionada à idade e à diminuição das cirurgia de catarata em idosos. Ou seja, quanto mais alimentos verdes no prato, melhor será a visão dos filhotes quando eles estiverem maduros.
E para fechar esse pacote com chave de ouro, as fibras são ótimas para a microbiota e ajudam no bom funcionamento do intestino. Uma barriguinha funcionando bem ajuda na absorção de todos os nutrientes que passam por lá e a eliminação do que o corpo não precisa.
Reflorestando o pratinho
Com tantos motivos, que tal se encher de esperança e verdejar o pratinho do pequeno. Alguns dos alimentos que contém essas propriedades são: espinafre, agrião, escarola, catalônia, brócolis, cebolinha, coentro, couve, hortelã, manjerona, manjericão, rúcula, salsa e taioba.
O Gourmet Jr recomenda a consulta de um profissional especializado em caso de dúvida quanto a qualquer informação disponível no portal.