Mídias sociais são má influência na alimentação nas crianças?

Até onde vai a influência dos influenciadores digitais? Será que eles chegam até o pratinho do filhote? Este post te conta!

Até tu, mídia social?

A suspeita já existia, mas agora temos evidências! Nesse jogo de detetive para entender como manter uma alimentação saudável para a criançada, ganhamos mais uma pista vinda da Inglaterra.

Pesquisadores da Terra da Rainha publicaram uma pesquisa na revista Pediatrics feita com 178 crianças entre 9 e 11 anos que foram divididas em 3 grupos. Cada um foi apresentado a perfis falsos no Instagram, criados pelos pesquisadores, mas com influenciadores de verdade. A primeira turminha presenciou alguns hábitos alimentares não saudáveis. A segunda patota acompanhou um perfil que apresentou uma alimentação saudável e os posts com o influenciador apresentados para o terceiro grupo não mostrava produtos alimentícios. Depois de um tempo navegando na mídia social, foi oferecido um lanche com uma variedade alimentos, de frutas a doces, para que a criançada escolhesse o que iria consumir.

Você decide?

A turminha que acompanhou o perfil não saudável, além de comerem mais no lanche, também consumiu mais alimentos com excesso de açúcar, gordura e sódio comparadas ao grupo que acompanhou o influenciador que não apresentava alimentos. Isso era o esperado pelos cientistas, mas outro resultado também chamou a atenção: as crianças que foram expostas aos alimentos saudáveis não chegaram a consumir mais desses alimentos. Uma das possibilidades levantadas pelos autores é que os alimentos industrializados chamam mais a atenção das crianças do que os não industrializados e, por isso, elas precisariam de mais tempo de exposição aos perfis saudáveis para começarem a desejar uma maçã ou uma cenoura.

A gente já percebeu que os nossos pequenos tendem a imitar ações, formas de falar e expressões dos personagens que eles se conectam. E isso acontece de forma mais forte com as celebridades digitais do aquelas da TV. Sabe por quê? Porque as mídias sociais dão a sensação de proximidade e familiaridade. Com certeza você também já se sentiu assim, né?

Boa influência

Por isso, é super importante que a gente ensine os nossos pequenos a terem uma relação sadia com a tecnologia e ficarmos de olho no que vai na telinha, assim como cuidamos do que vai no papá. Investir na qualidade, equilibrar as quantidades e manter a diversão são sempre bons conselhos para lidar com o pratinho e com o iPad.

 

O Gourmet Jr recomenda a consulta de um profissional especializado em caso de dúvida quanto a qualquer informação disponível no portal.