Mais agrotóxicos no pratinho?

Um projeto de lei que afrouxa a regulamentação dessas substâncias está pronto para ser votado na Câmara dos Deputados e preocupa especialistas e órgãos de saúde e meio ambiente. Saiba mais!

Agrotóxico chapa quente

Nos últimos meses tem acontecido muita coisa que envolve o que vai no pratinho. E sabe o que vem fazendo uma baita confusão? A aprovação de um projeto de lei que dá mais liberdades sobre o uso de agrotóxicos no Brasil.

Lá em cima do piano, um pacote de veneno

Um projeto de lei controverso que está dando o que falar. Tanto que, nas últimas semanas, bastante gente preocupada com a qualidade da nossa alimentação se mobilizou contra a aprovação do Pacote do Veneno, apelido do PL 6299/02, que quer colocar mais agrotóxico no pratinho.

Como pode?

Basicamente, ele propõe alterações na regulamentação de agrotóxicos. Hoje quem cuida disso são três ministérios: Saúde, Agricultura e Meio Ambiente. Quem defende a proposta quer que apenas o Ministério da Agricultura resolva essas coisas. O perigo disso é que vai ser bem mais simplificado aprovar os venenos que vão nas plantações. Outro ponto do projeto é também mudar o nome de agrotóxicos para pesticidas.

E agora?

A coisa é séria, se as mudanças acontecerem, fica permitido inclusive o registro de substâncias comprovadamente cancerígenas e que tem sério impacto sobre o meio-ambiente, espalhando mais veneno por aí. Isso porque não tem Anvisa, nem defensores ambientais para cuidar do assunto. Isso também é um perigo porque quem vai mandar agora é que está mais interessado na aprovação dos venenos, sabe por quê? Porque quanto mais agrotóxico, mais lucro tem o agronegócio, mesmo que a comida faça mal pra saúde.

Olha o tamanho do problema

Segundo a Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), 70% dos alimentos in natura consumidos no país estão “contaminados” por agrotóxicos, sendo que o Brasil é o maior mercado mundial de venenos do mundo, ultrapassando a marca de 1 milhão de toneladas por ano. E tem mais: por aqui, a gente ainda usa substâncias que são proibidas no mundo inteiro. Imagina o que vai acontecer se a nova lei for aprovada?

O Gourmet Jr recomenda a consulta de um profissional especializado em caso de dúvida quanto a qualquer informação disponível no portal.

abc da nutrição

Ver todas