Lentilha ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue

Deixe o feijão no banco de reservas e coloque a lentilha no pratinho! Variar o cardápio traz muitos benefícios para o filhote.

Sangue bom

Variar o cardápio com todos os grupos alimentares de forma diversificada é chave para comer bem. Então, que tal repensar o arroz com feijão e incluir no papa uma leguminosa que dá muito sorte.

Sorte no pratinho

Sabe a lentilha, aquela que é tradição na virada e um pouco esquecida durante o ano? Pois ela dá uma baita sorte para a saúde do sangue. Isso é o que diz um estudo canadense. Segundo os cientistas, substituir as batatas ou arroz das refeições por lentilhas pode reduzir o nível de açúcar no sangue em até 20%.

Receita de saúde

A receita é fácil: trocar metade do arroz ou das batatas por lentilhas é o que precisa para melhorar a resposta dos corpos aos carboidratos. Isso significa que o corpo absorve de forma mais lenta os nutrientes dessa combinação antes deles virarem açúcar no sangue. Aquilo que, em excesso, é bem ruim para o organismo e pode levar até ao diabetes.

A ciência explica

Mas por que a lentilha faz tão bem assim? O que acontece é que as fibras solúveis formam um tipo de gelatina durante o processo da digestão que captura a glicose e faz a digestão desse açúcar ser mais lenta, o que equilibra sua concentração no sangue.

Variedade é a palavra de ordem

As lentilhas tem nutrientes que fazem um bem danado pro sangue porque ajuda a combater doenças crônicas relacionadas ao nível de glicose e apesar desse benefícios, no Brasil, tal como no Canadá, essas leguminosas são pouco consumidas. A dica que a gente deixa é: abra o coração e varie sempre o papá. O paladar dos pequenos só vai ficar mais rico e a saúde agradece.

 

O Gourmet Jr recomenda a consulta de um profissional especializado em caso de dúvida quanto a qualquer informação disponível no portal.