Introdução alimentar com ou sem tempero?
Você sabe dizer se os bebês podem ou não ingerir comidinhas temperadas durante a Introdução Alimentar? Aprenda um pouco mais sobre esse assunto aqui no Gourmet Jr.
Durante o processo de introdução alimentar, as mães começam a ficar com caraminholas na cabeça sobre o preparo dos alimentos, se podem ou não colocar temperos no papá dos filhotes etc. O Gourmet Jr. sempre reforça a importância de fazer uma comidinha gostosa e atrativa para os pequenos, por isso que os temperos são tão essenciais. Nada de papá insosso e sem gosto, é importante usar ervas frescas e especiarias no preparo dos alimentos durante essa fase de construção do paladar dos bebês.
Afinal, como temperar o papá na introdução alimentar?
Os nossos pequenos vêm desenvolvendo o paladar desde a barriga da mamãe e amamentação. Portanto, siga temperando as comidinhas da maneira certa para estimular o conhecimento de novos sabores. Entretanto, o uso de sal é contraindicado. O ideal é usar esse “temperinho” quando o bebê já tiver pelo menos um ano de idade (e claro, sempre com cautela).
Praticamente todos os temperos naturais são liberados e podem ser usados desde o início da introdução alimentar, apenas temperos industrializados não são recomendados. Veja os temperos e especiarias que você pode usar no preparo das comidinhas do filhote:
- Manjericão – É perfeito para combinar com molhos de tomate, massas e feijão branco.
- Cebolinha – Ótima para finalizar pratos quando polvilhada em cima de batatas, ovos e receitinhas de peixe.
- Coentro – Muito usado também na hora de finalizar alguns pratos, o coentro adiciona um sabor e aroma especial em diversos pratinhos. Pode ser usado com frango, feijão preto, avocado ou abacate, arroz, milho e cenouras.
- Hortelã – Muito cheirosa, essa erva aromática cai muito bem no preparo de berinjelas, ervilhas, saladas, sucos etc.
- Salsinha – Garante um sabor suave e fresco nos alimentos. Use no preparo de caldos, batatas e cenouras.
- Alecrim – Essa erva é bem aproveitada quando passa por algum método de cozimento. Use no preparo de carnes vermelhas e vegetais grelhados ou assados.
- Tomilho – Vai muito bem como tempero para molhos, ensopados, sopas, grãos e carnes assadas.
- Canela – Essa especiaria é ótima para o preparo de vitaminas, muffins, bolos, creminhos e sobremesas. Principalmente se a receita for com banana, maçã ou abacate.
- Cebola e alho – Esses são campeões e muito usados para fazer diversas receitinhas e combinam com praticamente tudo.
- Gengibre – De sabor “quente” e adocicado combina com todas as carnes, cenouras e no preparo de sucos e sobremesas.
- Noz-moscada – Super aromática é diferente. Perfeita para o preparo de molhos, bolos e sobremesas! Experimente uma pitadinha no molho de tomate e na receita de bolo de maçã ou banana.
- Açafrão da terra – Além do sabor deixa o papá com uma cor linda. Combina com arroz, batatas, lentilha, frango e peixe.
Receitas Gourmet Jr.
A fase de introdução alimentar do bebê pode ser uma excelente oportunidade para manter a família unida e mais saudável. A nutricionista Fernanda Saccoletto desenvolveu um cardápio para a IA com diversas dicas para você tirar essa fase de letra. Além disso, aqui vão algumas receitinhas aromáticas que você consegue cozinhar para toda família de uma vez só.
Papinha de batata com alface e cebolinha – E se eu te disser que a alface também serve para fazer pratos quentes? Esta papinha veio de um site francês recheado da mais alta gastronomia. Receita simples e muito saborosa!
Sopinha de melão com hortelã – Quem disse que sopa é só para os dias frios? Essa sopinha de melão fresquinha hidrata e alimenta.
Papinha de ervilha com hortelã – Se a ideia é acostumar as crianças a verem a cor verde no prato, que tal começar pelas papinhas? Essa combinação nada convencional é super simples e saborosa!
Vitamina de banana, abacate e canela – Quem é que não gosta da combinação de banana, abacate e canela? Essa vitamina é uma ótima opção para o café da manhã ou para um lanchinho da tarde de toda a família. Yummy!
O Gourmet Jr recomenda a consulta de um profissional especializado em caso de dúvida quanto a qualquer informação disponível no portal.