Tomate
Mama mia!
Tomate tem
Quando o tomate chegou às terras da Europa, a população não imaginava que aquele seria o ingrediente principal da culinária italiana, pelo contrário, por muito tempo os europeus o consideravam um fruto venenoso. Mas, essa lenda foi logo desmistificada quando foram descobertos os vários nutrientes desta fruta. O tomate é rico em vitamina A, B e C, potássio e minerais como o cálcio.
As crianças adoram porque
As vitaminas do tomate ajudam na visão, no crescimento dos ossos e ainda aumentam o sistema imunológico dos pequenos. O licopeno, responsável pela cor vermelha da fruta, também é positivo para prevenção de várias doenças como as cardiovasculares e pode até mesmo reduzir as chances de câncer de próstata na vida adulta.
Na hora de comprar
Nas feiras e supermercados há uma grande variedade de tomates. Na hora de comprar é importante estar atenta a quais são os melhores para as receitas. Os tipos carmem, caqui (excelente para vinagrete), holandês e cereja são ideais para as saladas, já o italiano e débora, por serem mais carnudos, são indicados para os molhos.
Na hora de papar
O tomate é muito consumido no mundo todo e tem ótima versatilidade na cozinha. Dá para preparar molho, sopa, saladas das mais diferentes formas, sucos, risotos, como tempero no feijão ou mesmo recheado.
Atenção
O tomate pode ser incluído no cardápio dos pequenos a partir dos 6 meses, quando os papais começam a iniciar papas salgadas.
O Gourmet Jr recomenda a consulta de um profissional especializado em caso de dúvida quanto a qualquer informação disponível no portal.
porção de 100g
- Valor energético 15 kcal
- Carboidratos 3,1 g
- Proteínas 1,1 g
- Gorduras totais 0,2 g
- Gorduras saturadas 0 g
- Gorduras trans 0 g
- Fibra Alimentar 1,2 g
- Sódio 1 mg