Hora do recreio: o que fazer quando as crianças trocam o lanche com amigos?

O seu filhote não perde a oportunidade de trocar o lanchinho com os amigos durante o intervalo na escola? Esse hábito pode trazer sérias consequências para a saúde dele e gerar maus hábitos alimentares.

Hora do recreio: o que fazer quando as crianças trocam lanche com amigos?

Preparar uma lancheira saudável para os nossos filhos requer muita criatividade e empenho. Principalmente, porque na correria do dia a dia muitos pais acabam lembrando do lanchinho apenas em cima da hora e apelam para os alimentos industrializados pouco saudáveis. Além disso, outro problema muito comum é quando as crianças decidem trocar as lancheiras na hora do recreio da escola e deixam de lado o lanchinho saudável que preparamos com tanto carinho para comer as guloseimas do amiguinho.

Um estudo realizado pela empresa britânica de panificação Warburtons mostrou que metade das crianças trocam alimentos da lancheira com os coleguinhas durante o intervalo escolar. Isso acontece porque apenas uma em cada quatro crianças acha ótimo o lanche preparado pelos pais, já que a maioria gostaria de ver mais batatas fritas, chocolates e bolachas dentro da lancheira.

O que fazer

Proibir a criança de compartilhar o lanche com os amiguinhos não é a melhor opção, porque isso vai gerar ainda mais curiosidade e interesse nela. Entretanto, é muito importante ficar atento, porque as crianças se alimentam na escola cinco dias da semana e uma má alimentação pode afetar o paladar e gerar um mau hábito alimentar.

Nesses casos, a melhor opção é conversar com os filhotes e mostrar a importância de variar com um cardápio saudável, fresco e colorido. Eles podem até levar ao longo da semana algumas opções mais gostosas e nutritivas para oferecer aos amiguinhos. Outro ponto importante é o fato de a escola também ter uma participação fundamental nessa questão das lancheiras e participar da discussão, orientando o cardápio coletivo e individual dos alunos. “Dessa forma, as trocas entre as crianças não serão um problema e, sim, um estímulo para que elas provem novos alimentos e as famílias troquem receitas e/ou ideias de lanches”, reflete a nutricionista Paola Preusse ao portal Crescer.

Como escolher “guloseimas do bem” para a hora do recreio

Uma boa dica para montar uma lancheira atrativa é levar os filhotes ao supermercado para escolher os itens da lancheira. Biscoitos de polvilho sem gordura trans, cookies com farinha integral, sucos de frutas integrais e sem açúcar, bolachas salgadas integrais, bolachas de arroz, bisnaguinhas e pães de forma integrais, barrinhas de sementes castanhas e frutas, estão entre os alimentos que podem ser considerados guloseimas nutritivas. 

Um segredinho na hora de ir ao mercado é ficar de olho no rótulo de ingredientes, porque os fabricantes organizam a lista de ingredientes dos produtos da maior quantidade de substâncias para a menor. Por isso, se o açúcar estiver em primeiro lugar na lista é bom ficar bem longe do alimento, já que ele não é nada saudável para os nossos filhotes. Observe ainda se o produto tem excesso de corantes, edulcorantes ou espessantes.

Montar uma lancheira para a hora do recreio nem sempre é tarefa fácil, mas é importante que tenha sempre uma frutinha lavada e higienizada, além de algum tipo de carboidrato como pão integral com queijo branco e tomate. Existem muitas opções para deixar a lancheira mais atrativa para que nossos filhotes não queiram mais trocar com os amigos no intervalo, confira aqui como montar uma lancheira saudável e criativa

 

O Gourmet Jr recomenda a consulta de um profissional especializado em caso de dúvida quanto a qualquer informação disponível no portal.

abc da nutrição

Ver todas