Guia da intoxicação alimentar: tudo o que você precisa saber
Veja alguns cuidados para evitar que os pequenos façam a ingestão de comidas contaminadas
Alguns dos passos para manter a rotina saudável dos pequenos é a escolha certa, armazenamento, higienização e manutenção dos alimentos.
Essas quatro fases podem evitar a temida intoxicação alimentar, além de tornar o desenvolvimento das crianças ainda mais seguro e tranquilo para pais e mães. O sistema imunológico deles são mais frágeis e contaminações podem ser mais agressivas do que em adultos e, por isso, montamos um guia para ajudar nos cuidados do dia a dia – principalmente nas comidinhas consumidas fora de casa!
Sintomas de Intoxicação Alimentar
Um dos desafios dos pais é interpretar o que as crianças sentem, principalmente as menores nos casos de doenças. Algumas reações físicas são comuns nos casos de contaminação e, segundo o Ministério da Saúde, alguns deles são:
1.falta de apetite;
2.dores abdominais;
3.náuseas;
4.diarreia;
5.febre.
Cuidados com as Comidinhas Dentro e Fora de Casa
Temperatura: É indicado sempre ficar de olho na temperatura ideal de armazenamento de cada alimento para evitar o crescimento de bactérias. Não deixe de lado a refrigeração adequada que, geralmente é indicada no rótulo – principalmente no verão, onde muitos produtos estragam mais rápido.
Higienização: Além de lavar bem as mãos antes de preparar os alimentos, a dica para impedir a proliferação de microorganismos é apostar em água corrente para higienizar frutas, legumes e verduras. Ao fazer refeições em casa, outra possibilidade é levar as os pequenos e pequenas para a cozinha. Participar do processo também é uma forma de educá-los com muito amor sobre os cuidados na limpeza de alimentos e construção de saúde!
Data de Validade: Na correria do dia a dia nem sempre damos aquela vasculhada no prazo de validade, não é mesmo? Pois bem, redobre a atenção! Fique de olho no que já está estocado em casa e na hora das compras. Segundo o Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor), se o produto está fora dos padrões da Anvisa (vencido, adulterado ou fraudado), o consumidor deve ser ressarcido pelo estabelecimento ou deve ser feita a troca do item.
Em Restaurantes: Por maiores que sejam os cuidados dentro do lar, comer fora é, quase sempre, uma surpresa. Nem sempre temos acesso à forma de manutenção e higiene dos estabelecimentos, mas alguns itens podem ser avaliados pelos pais para garantir a segurança de toda a família:
1.Higiene dos ambientes – corredores, banheiros, balcões e locais de refeição;
2.Lixo – quando muito cheios, pode ser um sinal que não são esvaziados com frequência (o que auxilia na proliferação de bactérias);
3.Uniforme dos funcionários – estão limpos? usam toucas? Fique atento!;
4.Cozinha – se puder, visite! Alguns restaurantes liberam a visita dos clientes ou são cercados por vidro para todos conseguirem avaliar o preparo das comidinhas.
O Gourmet Jr recomenda a consulta de um profissional especializado em caso de dúvida quanto a qualquer informação disponível no portal.