Geladeira organizada facilita o papá!

Quer melhorar a organização da geladeira para ganhar tempo no preparo dos papás? A gente não só te conta como fazer, como desenha um esqueminha bacana para você se encontrar. Vem ver!

Como está sua geladeira hoje?

Bagunçada? Com os alimentos destampados e fora do lugar? Isso pode representar um perigo para sua saúde, do filhote e de toda família. Para ajudar a deixar tudo na mais perfeita ordem, e os alimentos sempre fresquinhos dentro do refrigerador, o Gourmet Jr. mostra dicas preciosas da nutricionista Fernanda Saccoletto.

Limpeza e temperatura

A primeira coisa que você deve reparar na sua geladeira é a temperatura. O ideal é que ela esteja inferior a 5ºC. Já no congelador o recomendável é no mínimo – 15ºC. A limpeza também é fundamental! Nada de restos de alimentos ou folhas estragadas no fundo da gaveta. “Limpe a geladeira com um pano úmido e com detergente neutro, álcool ou hipoclorito de sódio (o mesmo utilizado para limpar frutas, legumes e verduras)”, diz a nutricionista. Mantenha o refrigerador também sempre bem arejado. Não é recomendável, por exemplo, o uso de toalhas ou panos para proteger as prateleiras, o que pode acabar impedindo a boa circulação de ar.

Organização

Assim como um armário, a geladeira também deve estar sempre bem organizada, até para você encontrar mais facilmente os alimentos e ter o controle do que tem na dispensa. Regularmente, dê uma olhada em tudo o que tem por lá, descarte os alimentos vencidos e as frutas, legumes e verduras que já estejam passados. Isso impede o risco de seu filhote, por exemplo, acabar abrindo a geladeira e pegando algo por ali que já não esteja em condições de ser consumido. Também é muito importante que você saiba os lugares certos para guardar cada tipo de alimento.

Prateleiras superiores

Reserve para os alimentos que precisam de maior refrigeração como derivados do leite. Guarde os ovos também de preferência nessas prateleiras, armazenados em um recipiente próprio. Não é indicado que eles estejam na porta da geladeira, por conta da maior oscilação de temperatura. Os alimentos já preparados, também devem ser guardados nos primeiros andares e em recipientes tampados. Lembrando que, para não correr o risco de comer algo estragado é bom evitar que o prato pronto fique na geladeira por mais de 5 dias.

Prateleiras inferiores e gavetas

Deixe esse espaço para os alimentos crus e que não necessitam de muita refrigeração como as frutas, legumes e verduras. Antes de armazená-los na geladeira, não esqueça de higienizar e secar bem.

Porta

As prateleiras da porta da geladeira podem ser usadas para armazenar temperos, latas de bebidas (exceto leite), temperos, geleias, conservas, sucos e água. Mesmo que esses alimentos não necessitem de tanta refrigeração, procure evitar ao máximo deixar a porta aberta por muito tempo, apenas abra a geladeira quando necessário.

Freezer

Além do gelo, o freezer também serve para guardar carnes e preparações, ou mesmo frutas congeladas. “É importante que você congele da maneira certa e em quantidades suficientes para o consumo, já que uma vez descongelado, o alimento não pode ser congelado novamente”, diz a nutricionista Fernanda Saccoletto.

O Gourmet Jr recomenda a consulta de um profissional especializado em caso de dúvida quanto a qualquer informação disponível no portal.

abc da nutrição

Ver todas