Fim da festinha do junk food
Cadê o tigre que tava no cereal matinal? O Chile pegou e transformou em informação. Saiba mais sobre as mudanças na rotulagem dos alimentos chilenos como medida para combater a obesidade infantil.
Sem lembrancinha
Imagina entrar num supermercado e não encontrar nenhum personagem simpático ilustrando as embalagens de industrializados, apenas embalagens sérias com alertas sobre os perigos contidos no pacote?
É isso que vem acontecendo lá no Chile. Na luta contra a obesidade, especialistas estão usando toda a força para mudar os hábitos da população, principalmente quando o alvo são as crianças.
Abaixo a porcaria
Notícias recentes mostraram que muita coisa tem sido feita no nosso quase vizinho para afastar os alimentos nocivos dos pequenos e assim, derrubar os índices de obesidade. Além das mudanças nos rótulos, as regras para publicidade e oferta de alimentos açucarados e engordurados também mudaram: nas escolas, fica proibida a venda de junk food e os comerciais das tranqueirinhas de comer não podem mais passar em programas ou sites voltados para a meninada.
Chocolate sem surpresa
O Tony, aquele tigrinho dos sucrilhos, sumiu. Os salgadinhos não tem mais bichinhos de óculos escuros que praticam esportes radicais, e até o Kinder Ovo periga ficar sem surpresa. E sabe os que as crianças acharam disso? Ótimo. Uma pesquisa com a turminha mostrou que eles estão bem atentos aos novos rótulos e são grandes ajudantes da mamãe e do papai na hora de mostrar o que é saudável entrar no carrinho.
Papá saudável é o futuro
Os apoiadores da ação defendem que a mudança nos rótulos ainda não derrubou os números, mas é o que vai levar a uma importante transformação nos hábitos de toda a população, especialmente, na lancheira da criançada. Afinal, a mudança na cultura alimentar dos pais e na exposição da meninada à propaganda se reflete nos papás. E a própria indústria também entendeu que precisa mudar, a prova é que muitos alimentos já estão adequando suas receitas para ir para as prateleiras sem os alertas de risco para a saúde.
Olha que coisa boa!
O Gourmet Jr recomenda a consulta de um profissional especializado em caso de dúvida quanto a qualquer informação disponível no portal.