Como escolher as primeiras frutas e legumes para o bebê

Nada mais gostoso do que escolher os primeiros papás que vamos dar ao filhote, não é mesmo? A nutricionista Fernanda Saccoletto traz dicas para te ajudar nesta fase!

Como escolher as primeiras frutas e legumes para o bebê

Na fase de introdução alimentar é muito comum que os pais tenham dúvidas e receio sobre quais alimentos devem oferecer ao bebê, afinal é o primeiro contato com o incrível mundo da alimentação. Por isso, devemos optar por frutas e legumes da época, porque além de serem mais em conta financeiramente, possuem um valor nutricional mais elevado e menos agrotóxicos.

Lembre-se também de respeitar os alimentos regionais! Em cada região do nosso planeta existem alimentos típicos, por isso não há uma regra clara sobre com qual alimento devemos começar a introdução alimentar. Se conseguir orgânico, maravilha! Se não, tudo bem. Uma boa dica é começar com frutas mais macias, como abacate, banana, maçã, manga, pêra e mamão. Mas não se esqueça de variar, assim o bebê vai aprendendo e se acostumando com sabores e texturas  diferentes. 

Já quando falamos de legumes, cenoura, mandioquinha, mandioca e batata são ótimas opções para começar. Aos poucos inclua todos os outros, como beterraba, chuchu, abobrinha, inhame, cará etc. Com o tempo, todos os alimentos devem ser ofertados para manter a alimentação equilibrada, cheia de nutrientes e ajudar a desenvolver o paladar infantil. Nenhum alimento deve ser excluído, mesmo sendo ácido não tem problema algum e assim o bebê conhece novos sabores. A partir do sexto mês de vida, a criança já pode receber qualquer frutinha, seja ácida ou não.

No início, é preciso ter um cuidado especial ao oferecer frutas com sementes, como por exemplo, uva e  jabuticaba, pois o bebê pode engasgar. Ah, e não fique preocupado quando seu filhote recusar algum alimento! Lembre-se: é o primeiro contato, por isso devemos ter calma e ofertar mais vezes, assim a recusa e a seletividade alimentar diminuem.

Receitinhas com frutas e legumes para IA

 

 

O Gourmet Jr recomenda a consulta de um profissional especializado em caso de dúvida quanto a qualquer informação disponível no portal.