Dois dedos e hummm! Uma epopeia no almoço

Você sabia que o movimento de pinça que fazemos com o polegar e o indicador permitiu o desenvolvimento da escrita? Essa habilidade adquirida pelos bebês pode ser incentivada durante a alimentação.

Mãozinha no prato, mãozinha na bochecha, no cabelo, na boquinha…

De volta para o prato e vai para o queixo, bate “na trave” e encontra a boquinha de novo. Esse balé moderno realizado pelos dedos e rosto do filhote pode parecer bem caótico à primeira vista, mas é um exercício intenso e muito importante para a coordenação motora.

Prestamos muita atenção na parte nutritiva das refeições, mas há mais habilidades entre a boca e o pratinho do que são faladas em nosso dia-a-dia. A coordenação motora fina é muito trabalhada durante o papá. Uma das grandes conquistas desse momento é o movimento de pinça, aquele que seu pequeno faz com os dedos polegar e indicador e aparece entre os oito-dez meses.

Aliás, você sabia que essa prática só é possível em humanos? Nós somos os únicos animais capazes de juntar o dedão com os outros dedos da mão. Isso permitiu o desenvolvimento de ferramentas e até da escrita.

E tudo isso começa no cadeirão da sua casa!

Uma forma bacana de estimular o desenvolvimento motor do bebê é oferecer os alimentos cortados em palitinhos – para estimular a coordenação mão-boca – e, quando o movimento de pinça aparecer, oferecer cortes em cubinhos e até grãos de arroz e feijão.

Provavelmente ele não vai acertar a boca logo no início,mas certamente vocês vão se divertir durante as tentativas!

Se precisar de ideias

Salada de frutas, Feijão com Tomate ou Bolinho de Arroz podem ser boas receitas para oferecer ao seu pequeno.

O Gourmet Jr recomenda a consulta de um profissional especializado em caso de dúvida quanto a qualquer informação disponível no portal.