Dieta plant-based: tudo o que você precisa saber antes de mudar o cardápio da família

Já ouviu falar da dieta plant-based? A proposta dessa novidade é cuidar do meio ambiente e da saúde da sua família de uma forma bem diferente. Confira!

Dieta plant-based: tudo o que você precisa saber antes de mudar o cardápio da família

Já pensou em ter um plano de alimentação para a sua família que tem como principal objetivo valorizar os alimentos por inteiro? Esse é um dos conceitos da dieta plant-based. Esse tipo de alimentação muitas vezes é confundida com veganismo ou vegetarianismo, entretanto existem algumas diferenças no cardápio. Quando fazemos uma tradução literal “Plant Based Diet” significa dieta à base de plantas, mas esse é apenas um dos pontos que determina essa dieta.

Na dieta plant-based os vegetais são aproveitados por inteiros, desde as folhas até caules, raízes e cascas. Os alimentos de origem animal também são excluídos neste plano alimentar, por isso as pessoas não comem ovos ou lácteos, apenas valorizam os alimentos do reino vegetal, como cereais, raízes, sementes, castanhas, frutas, verduras e legumes. 

Daí a importância de buscar aconselhamento especializado antes de qualquer mudança, principalmente se tem neném a caminho, se você está amamentando ou com o filhote em introdução alimentar. 

Dieta plant-based x dieta vegana

Provavelmente agora você está pensando que a dieta plant-based se parece bastante com a dieta vegana, o que não deixa de ser verdade. Entretanto, os praticantes do veganismo buscam poupar a vida dos animais, mas nem sempre estão de olho na qualidade nutricional dos alimentos. Já as pessoas que seguem a dieta plant-based se preocupam justamente com isso e priorizam a saúde, sendo assim todos os alimentos presentes no cardápio precisam ser saudáveis, minimamente processados e com alta densidade nutricional.

Dieta plant-based industrializada pode?

Cada dia aumenta mais o interesse das pessoas em reduzir o consumo de produtos de origem animal, mas em alguns casos sem o desejo de se tornar vegetarianas ou veganas. Por isso, a dieta baseada em plantas está caindo no gosto das pessoas. 

Alguns produtos já são encontrados no supermercado com o rótulo “plant-based” para substituir laticínios, ovos e carne. Porém, a indústria não prioriza alimentos em seu estado natural. Queridinho das crianças, os hambúrgueres são ultraprocessados, feitos de proteína de soja ou ervilha, entre outros alimentos que aparentam ser saudáveis, mas nem sempre são. Esses produtos são feitos para que tenham o sabor parecido com o do produto real, além de serem formulados para imitar os alimentos de base animal. Por exemplo, os hambúrgueres vegetarianos são ricos em proteínas e possuem ferro e zinco, assim como o leite vegetal é enriquecido com cálcio e vitamina D para imitar o leite de vaca. 

Sendo assim, nem sempre esses alimentos são fabricados com menos nutrientes, mas por outro lado, em alguns casos o alimento processado de base vegetal pode ter mais sódio que o alimento processado de base animal. Já que o princípio da dieta plant-based é manter uma alimentação saudável e a base de vegetais e alimentos na sua forma mais natural o ideal é ficar atento e priorizar os alimentos frescos. 

Se for aderir a novidade

Caso você e a sua família ainda se alimentem de fontes animais, é importante começar a mudança de forma gradativa, incluindo diversos vegetais nos pratos. De acordo com os defensores da dieta, depois de uma semana já é possível perceber uma eliminação de toxinas e o corpo passa a funcionar melhor por conta da geração de energia. Muitas pessoas começam a dieta desta maneira e depois vão cortando o consumo de carne e lácteos aos poucos conforme percebem os efeitos no organismo. Entretanto, antes de tomar qualquer decisão é muito importante consultar um especialista para buscar orientação, já que crianças em desenvolvimento precisam que a sua alimentação seja equilibrada.

Outro benefício dessa dieta é para o meio ambiente, já que a diminuição no consumo de carne levaria à uma grande economia de água doce. 

Receitinhas

Churrasco coloridoAposto que você nunca pensou que um churrasco poderia ter tantas cores, né? Confira essa deliciosa receita que vai deixar a grelha ainda colorida e o papá mais saboroso.

Caldo de legumesEssa receita é base para vários pratos únicos e dá um sabor especial para as suas preparações. 

Papinha de quinoa com maçãEssa receita do livro Baby Food Universe pega um ingrediente usado tipicamente em receitas salgadas e faz um papá doce! É uma ótima oportunidade para você experimentar algo novo com o bebê! 

Couve-flor assada– Legumes assados sempre são uma boa pedida como acompanhamento. Embora a receita seja bem simples, incorporar outros ingredientes pode dar um toque bem especial. 

Milho assado – Às vezes, só variar o modo de preparo é o suficiente para estimular o paladar dos pequenos! Um gostinho diferente, sem complicações

O Gourmet Jr recomenda a consulta de um profissional especializado em caso de dúvida quanto a qualquer informação disponível no portal.

abc da nutrição

Ver todas